É sempre bacana ver rumores se transformando em realidade: a HP confirmou hoje o lançamento do webOS 2.0, além de anunciar o aparelho principal do novo sistema, o Palm Pre 2. Por isso a HP gastou toda aquela dinheirama. Confira as novidades.

A maioria das informações que vimos naquelas telas vazadas do webOS 2.0 se confirmaram: Pilhas e JustType, junto com uma integração com Skype e Facebook. A HP também prometeu um “multitarefa de verdade”, o que significa que você nunca terá que fechar um aplicativo para checar seu e-mail, além do suporte ao Flash 10.1 beta no browser do sistema. Ele continua com aquela cara bacana e empolgante que nós vimos em agosto.

Há poucas informações sobre o Palm Pre 2 – os únicos detalhes confirmados são a câmera de 5MP e o processador de 1GHz, ambos praticamente obrigatórios nos smartphones topo de linha de hoje. Ele chega inicialmente na França, na sexta-feira, e os rumores indicam um preço de 99 euros (U$137) em contrato com operadoras, ou 449 euros (U$622) no aparelho desbloqueado.

Os EUA e o Canadá receberão o “aparelho nos próximos meses”. E você, brasileiro esperto, já deve imaginar que não há previsão alguma de o aparelho vir ao Brasil – considerando que nem o Palm Pre, nem o Pixi, nem nenhum aparelho da geração webOS chegou ao Brasil, não adianta ficarmos muito esperançosos. Mas, há no que acreditar: historicamente, a HP acredita no Brasil como um mercado em potencial, e esse é o primeiro lançamento da Palm após a venda da empresa. Não seria estranho se eles voltassem a ter força no país. Talvez tenhamos novidades sobre o assunto amanhã, então fiquem ligados.

E tudo indica que aquelas imagens vazadas eram realmente legítimas:

Ou seja, há uma chance boa de as especificações vazadas – mais especificamente, os 512MB de RAM e a tela antibrilho – serem reais. O que não é lá muito empolgante, e esperamos que esse ótimo sistema não seja novamente freado por um hardware incompleto.