Nem parece que faz tanto tempo, mas as figurinhas (ou stickers) já estão no WhatsApp desde outubro de 2018. O aplicativo nunca mexeu muito com a funcionalidade e todos os dias eu penso que poderiam criar uma opção de pastas, para organizar aquela bagunça. Em vez disso, o aplicativo de mensagens deve adicionar figurinhas animadas em breve.

Pelo menos é o que indica a versão beta do WhatsApp no Android (2.20.194.7) e iOS (2.20.70.26). O pessoal do WABetaInfo, que sempre antecipa os recursos, apontou a novidade nesta semana.

As primeiras opções disponíveis são as mesmas que encontramos nos pacotes disponíveis no Facebook Messenger – que já tem figurinhas animadas há tempos. Mas os usuários também poderão criar suas figurinhas animadas por aplicativos de terceiros e importá-los para o mensageiro, como acontece com os stickers convencionais.

Atualmente, o WhatsApp está liberando para alguns usuários a possibilidade de visualizar as figurinhas animadas. Isso ainda não está disponível para todos, nem outras duas partes da funcionalidade: a possibilidade de importar e baixar os stickers.

Quem recebe figurinhas animadas pode visualizá-las, salvá-las, enviá-las e encaminhá-las. Por enquanto, é difícil saber se você é um desses privilegiados, afinal, são pouquíssimas pessoas enviando esses stickers. Parece pacote raro de álbum de figurinha.

Por enquanto, o jeito é esperar. Em algum momento essa opção será disponibilizada, mas eu ainda espero por uma ferramenta de organização das minhas figurinhas.