Em outubro, foi revelado que o WhatsApp poderia estar desenvolvendo um recurso de autodestruição de mensagens. Com as atualizações do aplicativo, os detalhes da nova funcionalidade foram se tornando mais claros.

De acordo com o WABetaInfo, a versão do WhatsApp beta para Android 2.19.348 mostra que a novidade, antes conhecida como “mensagens que desaparecem”, agora consta como “Apagar mensagens”. Além disso, há mais opções do que quando foi descoberto em outubro. Agora, o usuário pode decidir se as mensagens serão automaticamente excluídas em 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano, ou simplesmente desabilitar essa função.

Imagem: WABetaInfo

A versão 2.20.10.23/24 para iOS também já mostra o recurso com o novo nome e confirma que ele só deverá estar disponível para grupos mesmo. O WABetaInfo diz que essa opção de “Apagar Mensagens” foi desenvolvida com o propósito de funcionar como uma ferramenta de limpeza. Afinal, não existe lugar para acumular mais fotos, vídeos e arquivos inúteis do que em grupos de WhatsApp.

Conforme especulado anteriormente, o poder de decisão sobre quando as mensagens serão apagadas caberá exclusivamente aos administradores dos grupos.