WhatsApp libera criador de figurinhas no próprio app; veja passo a passo
O WhatsApp está lançando um novo recurso nativo de criação, edição e compartilhamento de figurinhas no iOS 17. A iniciativa do app de mensagens elimina completamente a necessidade de baixar aplicações de terceiros para a criação de stickers.
O WhatsApp Web já oferece possibilidade de criação de stickers desde 2021, mas só agora a funcionalidade está chegando aos celulares da Apple. Versões anteriores do iOS terão algumas limitações, como, por exemplo, a impossibilidade de criação de novas figurinhas, já que a plataforma permitirá apenas a edição de stickers já existentes.
O novo recurso disponibilizado pelo aplicativo da Meta oferece uma série de ferramentas úteis para criações mais “personalizadas”. Além disso, o app está disponibilizando ferramentas de texto, desenho e a função de sobreposição de stickers.
Passo a passo
Para utilizar a nova ferramenta de criação de stickers basta:
- Abrir a aba de figurinhas no WhatsApp, clicando no ícone localizado à direita da caixa de texto;
- O passo seguinte é selecionar a opção “+” para iniciar o processo de criação de figurinha. Depois disso, será necessário escolher uma imagem da galeria que servirá de base para a criação do sticker;
- Feito isso, a etapa final é utilizar os recursos disponíveis para personalização para dar uma acabamento final à figurinha, usando recursos de texto, desenho, entre outras alternativas disponibilizadas no app.
A novidade está sendo disponibilizada gradativamente nos dispositivos da Apple e pode demorar um pouco até atingir todos os usuários. Ainda não há nenhuma previsão de quando o recurso chegará ao sistema Android, mas espera-se que ele não demore muito para fazer sua estreia no sistema operacional do Google.
As figurinhas chegaram no app há quase 6 anos, em 2018. Elas trazem mais uma possibilidade de interação para a plataforma que já permitia a utilização de texto, áudio, imagem, vídeo e gif. Pouco tempo depois do lançamento, começaram a surgir os primeiros apps dedicados a criação das figurinhas. Porém, até 2021, o WhatsApp não oferecia a função de forma nativa.