WhatsApp terá nome de usuário, como acontece no Telegram
O WhatsApp terá nomes de usuário, assim como o Telegram. Além do número de telefone, quem tiver uma conta no mensageiro vai poder escolher um arroba para ser identificado. O recurso está em desenvolvimento e deve chegar primeiro ao WhatsApp Web, segundo informações compartilhadas pelo WABetaInfo.
É comum o WhatsApp se inspirar em funções que existem no Telegram. O recurso da vez é o nome de usuário, que pode ser usado tanto para personalizar o perfil, quanto facilitar o compartilhamento de contatos com outras pessoas.
Até o momento, para adicionar alguém no WhatsApp é preciso ter o número de celular da pessoa. Com o nome de usuário, porém, será possível iniciar uma conversa tendo apenas o arroba — no clássico formato “@nomedeusuário”.
A função está em desenvolvimento, mas já é possível ver na imagem abaixo como será exibida a informação na versão para navegadores web:
Segundo informações do WABetaInfo, o WhatsApp vai deixar mudar o nome de usuário a qualquer momento. Além disso, ao compartilhar o arroba com alguém, o número de celular não será exibido.
Esse recurso traz uma camada adicional de segurança, ao permitir a comunicação entre pessoas, sem exibir o número do telefone. Para o futuro, o WhatsApp deve incluir ainda mais funções de privacidade.
Nome de usuário deve chegar primeiro ao WhatsApp Web
A novidade dos nomes de usuário está sendo desenvolvida com foco no WhatsApp Web. Pelo que parece, a Meta quer facilitar a integração entre as versões para celulares e navegadores do mensageiro.
Pode ser que, em versões futuras do mensageiro na web, dê para acessar as mensagens sem a necessidade de sincronizar o celular pelo QR Code. Por enquanto, essas ideias são apenas suposições, já que o recurso ainda não está disponível para testes.
Até o momento, não há previsão para o lançamento dos nomes de usuário no WhatsApp.