O WhatsApp recebeu recentemente uma atualização que pode ajudar a organizar a conversa em grupos grandes. Agora, usuários do Android e do iOS podem mencionar um contato em uma conversa.

Como o WhatsApp foi usado para sustentar a denúncia da Lava Jato contra Lula
• Você deveria atualizar suas preferências de privacidade do WhatsApp agora mesmo

O funcionamento lembra o que já acontece no Facebook, no Instagram e no Twitter quando você quer citar alguém. Basta usar a arroba que o app mostrará os contatos daquele grupo. Basta escolher um e mencioná-lo.

contatos-whatsapp

O recurso pode ajudar quem está em um grupo gigante — desde fevereiro a rede suporta até 256 contatos — a ter uma conversa menos caótica. Porém, se você não quer receber notificações, pelo menos mais discretas, tem um jeito.

Para fazer isso no iOS, é necessário tocar sobre o nome do grupo na parte superior da tela, vá em Silenciar e coloque o período que quiser. Para evitar receber notificações, toque no item Notificações e coloque Nenhum. Uma outra ação mais drástica é ir no menu Ajustes, dentro do próprio WhatsApp, e desmarque a opção Mostrar Notificações, na guia “Notificações de grupo”— que fique claro: esta ação vai desligar a notificação de todos os grupos. Dessa forma, as notificações aparecerão apenas no ícone do app, sem aparecer quando a tela estiver bloqueada.

No Android, é necessário segurar o dedo sobre o grupo e tocar sobre o ícone para silenciar. Na mesma janela, vai aparecer uma opção para não receber notificações. Porém, diferente da versão para o sistema da Apple, não há uma opção de desativar notificações de todos os grupos. Caso ainda não seja o suficente para você, a única solução por ora é desativar todas as notificações.

A funcionalidade ainda não está disponível para a versão web.

Atualizado às 18:38 com a dica dada pelo Matheus Marsura

[Wired]

Crédito do foto do topo AP