_Tecnologia

WhatsApp testa transcrição de mensagens de voz no Android

Um ano após chegar ao iOS, a versão para Android do WhatsApp está finalmente recebendo o recurso de transcrição de mensagens de áudio

A versão do WhatsApp para celulares Android está finalmente recebendo o recurso de transcrição de mensagens de áudio. A funcionalidade não é exatamente uma novidade, uma vez que ela já está em testes no iOS desde o ano passado.

A ferramenta ainda está passando por testes com alguns usuários selecionados do programa beta. Além disso, requer o download adicional de um conjunto de arquivos — que dão no total 150 MB. A função trabalha utilizando recursos do próprio smartphones, sem necessariamente estar conectado a um servidor externo.

O recurso oferece transcrições de áudio sem interferir na criptografia de ponta a ponta, preservando assim a segurança e privacidade dos usuários da plataforma.

A ferramenta foi descoberta pelo portal WABetaInfo no início do ano passado em testes no iOS. Em agosto de 2023, a Meta começou a liberar o recurso para alguns países selecionados, mas oficialmente o recurso nunca saiu de sua fase de testes.

Embora seja muito útil para quem não gosta de receber mensagens áudio, o principal objetivo do recurso são as pessoas portadores de deficiência auditiva. Eles poderão ter acesso à integra do conteúdo em áudio utilizando uma função nativa do próprio WhatsApp.

Tanto Android quanto o iOS já contam com ferramentas nativas de transcrição de arquivos de áudio voltadas para acessibilidade. Entretanto, poucos aplicativos oferecem o recurso nativamente. Atualmente apenas apps, como Google Mensagens e Telegram, contam com a funcionalidade.

Outros recursos em teste: Menção no “Status”

Além de aumentar o limite de duração de conteúdos em vídeo para 1 minuto, o WhatsApp está testando a possibilidade de mencionar contatos salvos nas publicações no status. Isso ocorrerá de forma bastante parecida com o que já acontece nos stories do Instagram.

Quando for marcado em alguma publicação, o usuário será notificado pela plataforma para que ele possa ver o conteúdo compartilhado. Porém, ainda não há previsão de quando o novo recurso pode chegar à plataforma.

Sair da versão mobile