A Microsoft interrompeu a liberação da atualização de outubro de 2018 do Windows 10 (versão 1809). A companhia escreveu em uma página dedicada à atualização que está “investigando relatos isolados de usuários que deram falta de alguns arquivos após atualizar o computador”.

• O Windows 10 enfim ultrapassou o Windows 7 no ranking de popularidade
• Microsoft irá cobrar assinatura para continuar atualizando o Windows 7 após 2020

O nova versão do Windows 10 inclui ferramentas como uma área de transferências na nuvem e uma versão preliminar de seu software de espelhamento de celulares. Há relatos de quem atualizou o computador e percebeu que foram deletados em massa arquivos de diretórios do usuário, além de problemas menos alarmantes como uso incorreto de CPU no Gerenciador de Tarefas ou problema com drivers de áudio, conforme aponta o ZDNet.

Um usuário afirmou nos fóruns de suporte da Microsoft que perdeu 220GB de arquivos. Como noticia o CNET, alguns usuários relataram que, mesmo ao utilizar softwares de recuperação de HDs, não conseguiram encontrar uma parte dos dados perdidos.


Atenção todos que estão atualizando o Windows. Aparentemente, se você tem documentos salvos no seu diretório de usuário, por exemplo users/JohnDoe, e não tem one drive, a atualização vai deletar TUDO nesse local. Então se os seus “Documentos” ou “Fotos” não tiverem um símbolo do drive, migre tudo imediatamente!


Oh meu deus. Minha pasta “Documentos” foi deletada de alguma maneira e *todos* os meus documentos pessoais (documentos do Word, planilhas, etc) desaparecerem. Isso em um NVMe SSD com TRIM. Tudo perdido. Meus últimos backups são antigos. Merda.

Pelo que eu posso dizer, meu computador baixou a última atualização do Windows 10 lá para as 3pm de hoje e durante esse processo ela desligou meu diretório de Documentos e então descarregou seus próprios arquivos de setup, substituindo meus próprios arquivos.

Estou muito bravo com a Microsoft nesse momento – se esse for o caso.

A Microsoft disse que está investigando os relatos de dados perdidos desde a quinta-feira, de acordo com informações do Business Insider. Nessa data, geralmente apenas usuários avançados instalam a atualização, já que o update automático começa no dia 9 de outubro.

Há especulação de que o problema esteja ligado ao OneDrive, o serviço de sincronização na nuvem da companhia. Pode haver ainda algum bug nas configurações de perfil de usuário. De acordo com o Engadget, o bug deixou de ser corrigido, já que ele apareceu em relatos no Hub de Feedback da Microsoft meses atrás.


Amostras do Feedback Hub relatam sumiço de dados há pelo menos 3 meses.

Existem muitos relatos com poucos upvotes, e a coleta automática do Feedback Hub falhou, então eles se perderam com os ruídos. Será interessante obter uma análise de causa desse problema do time do @windowsinsider e saber como estão resolvendo o problema.

No entanto, a causa para o sumiço dos arquivos ainda não foi determinada. Nesse meio tempo, os usuários que já baixaram a atualização ou que participam de programas como o Windows Insider não devem prosseguir com a instalação da versão 1809 até que a Microsoft libere uma correção. Os usuários que esperam por atualizações automáticas geralmente não precisam fazer nada, exceto se assegurar que suas máquinas não baixaram de alguma forma a versão zoada. Outra dica importante: faça backups dos seus arquivos, só para evitar que algo péssimo aconteça.

[ZDNet/ZDNet]

Imagem do topo: CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante a conferência Build 2018 da empresa. Crédito: Elaine Thompson (AP)