Cerca de 20 dias após o lançamento da primeira versão de testes do Windows 10, a Microsoft liberou algumas novidades para o beta do seu novo sistema operacional. A Build 9860 do Windos Technical Preview adiciona a Central de Ações do Windows Phone ao Windows 10, entre outras pequenas alterações.

>>> Como rodar o Windows 10 Technical Preview lado a lado com sua cópia atual do Windows

A grande novidade é a Central de Ações bem parecida com a do Windows Phone, o espaço onde todas as notificações ficam guardadas. Vimos um pouco dela em ação em setembro, e, aparentemente, pouca coisa mudou. Ela coleta alertas de apps e do sistema e exibe para o usuário saber o que está acontecendo no computador – e também dentro dos seus apps. Essas notificações não são interativas – o que significa que você não consegue responder uma mensagem diretamente delas, e precisa abrir o app específico para isso. Mas ainda é uma versão de testes do Windows 10, e isso deve mudar quando o sistema for oficialmente lançado em algum momento de 2015.

Central de Ações do Windows 10

A movimentação de apps de um monitor para outro ficou mais simples. Pressione as teclas WIN + SHIFT + Seta para esquerda ou direita para mandar um app para o monitor que está à direita ou à esquerda. E, quando você mudar entre os múltiplos desktops, uma pequena animação indicará que a mudança está ocorrendo – segundo a Microsoft, muitos usuários reclamaram por não saberem quando estão trocando a área de trabalho. Um pequeno aviso visual – nesse caso, uma animação – certamente ajuda a saber quando isso está acontecendo.

>>> [Hands-on] Windows 10: olá, menu Iniciar!

A Microsoft diz que são mais de 7.000 mudanças em relação ao Technical Preview do começo de outubro, e a empresa reconhece que muita coisa ainda não está como deveria. Alguns computadores podem, por exemplo, ter problemas ao acordar e não voltam a dormir, e os jogos Mahjong e Paciência não funcionam direito em algumas instalações do Windows Technical Preview.

A atualização está sendo distribuída automaticamente para os usuários do Windows Technical Preview via Windows Update. Caso você ainda não tenha recebido, entre nas Configurações do PC, depois Atualizações e recuperação e clique no botão “Confira agora”. O download tem entre 2GB e 2,74GB e, assim que concluído, começará a instalação e reiniciará sua máquina. Após a finalização, você encontrará a tela “Instalando seus apps” novamente, mas a Microsoft diz que isso é normal – todos os seus arquivos estarão no lugar que você deixou e nada foi perdido. [Microsoft]