Depois de muitos alarmes falsos, eis que a Microsoft anuncia oficialmente: o Windows 10 Mobile está chegando a dispositivos antigos.

A atualização não chegará imediatamente: isso vai variar de acordo com a fabricante e a operadora móvel, avisa a Microsoft. E nem todo dispositivo com Windows Phone 8.1 será atualizado. Estes serão os smartphones contemplados:

– Lumia 430
– Lumia 435
– Lumia 532
– Lumia 535
– Lumia 540
– Lumia 635 1GB
– Lumia 636 1GB
– Lumia 638 1GB
– Lumia 640
– Lumia 640XL
– Lumia 730
– Lumia 735
– Lumia 830
– Lumia 930
– Lumia 1520
– BLU Win HD W510U
– BLU Win HD LTE X150Q
– MCJ Madosma Q501

A Microsoft oferece um app chamado Supervisor de Atualização para auxiliar no processo. Ele verifica se há atualizações disponíveis para seu aparelho, e ajuda a liberar espaço – o arquivo do Windows 10 pesa 1,4 GB ou mais. O app recomenda mover músicas, imagens e vídeos para um cartão SD ou para o OneDrive.

E quanto aos outros smartphones? A Microsoft havia prometido que todos os modelos de Windows Phone seriam atualizados, mas agora diz no blog oficial (grifo nosso):

Como o Windows 10 oferece inovações significativas, muitos dispositivos mais antigos não são capazes de atualizar com êxito sem um impacto na experiência do usuário. Nosso objetivo é oferecer a atualização do Windows 10 apenas para os dispositivos que possam continuar a oferecer uma boa experiência.

Gabe Aul, gerente geral de engenharia da Microsoft, diz no Twitter: “estamos dando suporte a dispositivos que tenham a melhor experiência com o Windows 10 Mobile, e que tiveram feedback mais positivo dos Insiders”.

Isso significa que “alguns dispositivos mais antigos, especialmente com processador dual-core e 512MB de RAM, não são suportados”. Ele completa: “se pudéssemos dar suporte a todas as gerações de hardware, nós daríamos, mas às vezes precisamos tomar decisões difíceis”.

A conta oficial @WindowsInsider no Twitter reitera isso:

Restrições ao programa Insider

A Microsoft também avisa que vai limitar o acesso ao programa Insider, disponível em insider.windows.com. Daqui em diante, você só poderá instalar versões Preview do sistema em 24 dispositivos compatíveis (antes eram cerca de quarenta).

Isso inclui todos os smartphones da lista acima, mais o Xiaomi Mi4 e alguns dispositivos que foram lançados com o Windows 10 Mobile (Alcatel OneTouch Fierce XL, Lumia 550, Lumia 650, Lumia 950 e Lumia 950 XL).

Se você for um Insider e seu smartphone estiver na lista, aí não é preciso fazer nada: “você já tem a versão mais recente e não é necessário fazer o downgrade para o Windows Phone 8.1 a fim de receber as atualizações. O seu dispositivo está atualizado”.

Se seu smartphone não está na lista, este é o fim da linha para quem é Insider:

Se você já tiver o Windows 10 Mobile Insider Preview instalado no seu dispositivo, você pode continuar a usá-lo, mas sem receber suporte. Nós não vamos oferecer atualizações além da build 10586 atual. Em algum ponto no futuro, esses dispositivos também vão parar de receber atualizações para o Windows 10 Mobile Insider.

É quase certo que os seguintes dispositivos – que podiam instalar builds do programa Insider – não serão atualizados oficialmente:

Lumia 520, Lumia 521, Lumia 525, Lumia 526, Lumia 530, Lumia 620, Lumia 625, Lumia 630, Lumia 720, Lumia 810, Lumia 820, Lumia 822, Lumia 920, Lumia 925, Lumia 928, Lumia 1020, Lumia 1320, Lumia Icon, HTC One (M8) for Windows, LG Lancet

A conta @WindowsInsider confirma que vários deles realmente não receberão o Windows 10 Mobile, e que não haverá uma “segunda onda” de atualizações:

Segundo a AdDuplex, quatro dos dispositivos que não serão atualizados (520, 530, 625, 630) correspondem a 30% de todos os Windows Phones no mundo.

Novidades

O Windows 10 Mobile traz uma série de novidades. A principal delas é o suporte a apps universais, que podem funcionar também em PCs, no Xbox e até no headset HoloLens. Isso deve trazer mais opções para a Loja. Ele também permite rodar apps portados do iOS.

Os apps do Office também ficaram mais poderosos, oferecendo recursos de edição que antes estavam limitados ao PC (e a plataformas concorrentes como Android e iOS), enquanto o Outlook usa a mesma engine de renderização que o Word para abrir seus e-mails.

Os apps nativos – como Fotos, Câmera, Música e Xbox – foram atualizados, e o Microsoft Edge substitui o Internet Explorer Mobile como navegador padrão.

É possível usar as notificações de determinados apps (Skype, por exemplo) para enviar mensagens. E em dispositivos com 5 polegadas ou mais, você pode pressionar e segurar o botão Windows e a interface “desce” para você alcançar os elementos da parte superior.

Em dispositivos novos, o Windows 10 Mobile também traz o Continuum, que permite conectar o smartphone a uma tela maior (via Miracast ou USB) e rodar uma interface semelhante à de um PC. Ele exige um processador Snapdragon 617/808/810/820 e 2 GB de RAM.

E temos o Windows Hello, plataforma de biometria para fazer login sem usar senha: no Lumia 950, por exemplo, há um scanner de íris que analisa seus olhos para desbloquear a tela.

O Windows 10 Mobile também remove alguns recursos do Windows Phone 8.1. Esta é a lista informada pela Microsoft:

– as notificações de chamadas perdidas, mensagens e emails não aparecem mais nos blocos de contatos
– não há mais suporte para Me Tile (bloco Eu) e Me Card (cartão Eu)
– os blocos de grupos não podem mais ser usados para receber atualizações de status de redes sociais
– a Cortana não pode mais pesquisar aplicativos, configurações, emails, mensagens SMS e contatos no dispositivo, e não pode mais abrir aplicativos usando comandos de voz
– “Ei Cortana” não está mais disponível em alguns dispositivos atualizados
– os mapas de interior não estão mais disponíveis para alguns locais
– o aplicativo Calendário do Outlook não oferece suporte a Tarefas
– o aplicativo Email do Outlook não abre anexos com extensão .EML
– não há suporte ao recurso de MDM para evitar a gravação e o compartilhamento de documentos do Office
– determinados recursos empresariais, incluindo a Proteção de Dados sob Bloqueio, não estão disponíveis; contate seu representante de Licenciamento por volume da Microsoft para obter mais informações.

[Microsoft]

Atualizado às 21h54