A Microsoft já havia sinalizado que o Windows 10 passaria por uma mudança visual inicialmente pequena, mas bastante perceptível, em uma das próximas atualizações do sistema. E agora temos o primeiro vislumbre dessa reformulação, que promete tornar a interface mais limpa e consequentemente mais organizada.

Uma das coisas mais notáveis é que os ícones de ferramentas e programas nativos do Windows terão um layout bem mais simétrico e sem muitos desenhos. O ícone das pastas, por exemplo, vai abandonar o símbolo tradicional de uma pasta amarela e passará a ser azul. Cada uma delas terá um detalhe para diferenciá-las entre si — a pasta de Imagens terá um triângulo na parte central e um círculo, representando uma montanha e um sol, respectivamente.

Os ícones da Lixeira e da pasta Este Computador também passaram por mudanças: em vez de estarem à mostra em um plano lateral, eles agora ficam de frente.

A reformulação visual do Windows 10 está sendo feita de forma gradativa. No início de março, a Microsoft já havia revelado que os ícones do sistema também vão passar por mudanças, facilitando a navegação. Outra novidade é que, em um update futuro, os cantos de todas as janelas e pastas adotem um layout mais arredondado, em vez dos ângulos mais retos das últimas versões do sistema.

Assine a newsletter do Gizmodo

Por enquanto, essas mudanças já podem ser testadas para usuários inscritos no programa Windows Insider, que têm acesso antecipado a novidades do software antes de serem lançadas para todo mundo. A previsão é que isso só aconteça na segunda metade de 2021 por meio da próxima grande atualização da plataforma, que tem codinome “Sun Valley”.

[Microsoft]