Por décadas, a tela azul da morte exibia um texto enorme em fonte monoespaçada explicando que algo deu errado em seu PC. No Windows 8, ela ficou mais amigável, mostrando o emoticon :( bem grande e avisando em letras miúdas o erro que aconteceu. Agora, no Windows 10, a tela azul da morte está recebendo outra novidade: QR codes.

Um usuário do Reddit percebeu que a prévia mais recente do Windows 10 (build 14316) traz a URL windows.com/stopcode, que leva você para um artigo de ajuda da Microsoft. Ao lado, há um QR code que você pode escanear com o smartphone.

View post on imgur.com

Por enquanto, o QR code leva você exatamente para a mesma URL, que descreve causas comuns de BSOD, mas imagino que ele poderia ser ajustado para dar conselhos específicos no futuro – quem sabe uma busca pelo código de erro no Google Bing.

O site The Register confirmou a mudança na tela azul da morte:

windows10_qrcode

Eles argumentam que o QR code poderia ser um vetor de malware, caso ele simule uma BSOD no seu computador. No entanto, nada garante que esta tela azul vá chegar a todos os usuários: por exemplo, a Microsoft cogitava usar uma tela preta da morte no Windows 8, mas voltou atrás.

Veremos o design final no Anniversary Update, que será distribuído a usuários do Windows 10 no terceiro trimestre.

[Reddit via The Register]

Foto por Alpha/Flickr