A boa notícia: se você gostou do Windows 8, a primeira grande atualização vai corrigir um monte das pequenas coisas que te incomodaram. A má notícia: você pode não gostar do Windows 8. E nada aqui vai mudar isso. Mas pelo menos você terá um botão iniciar!

A Microsoft hoje mostrou um pouco mais do Windows 8.1, antes conhecido como Windows Blue. E por mais que não seja uma mudança drástica da teoria de design Metro que você poderia esperar, tem bastante coisa por aqui. Começando com:

O Botão Iniciar

Sim, os rumores são reais. Ele voltou. E estará lá por padrão, tanto no modo desktop quanto na sua tela cheia de blocos. Ele estará lá, no canto inferior esquerdo da tela.

original

Senti sua falta, colega! Ele não estará sempre imediatamente visível em qualquer app que você estiver usando, mas você nunca mais precisará mover o mouse para o fim da tela completamente.

Tudo sobre você

O botão Iniciar vai ganhar mais atenção, mas o Windows 8.1 também conta com várias pequenas mudanças que permitem que você configure melhor o seu PC de acordo com as suas necessidades. Muito disso é estético; você terá mais controle do plano de fundo da sua tela Iniciar, poderá fazer um slideshow de imagens na sua tela de bloqueio se quiser transformar seu tablet no porta-retrato digital mais caro do mundo, e poderá desinstalar, redimensionar e mover apps em grupos, em vez de um de cada vez.

original

Há menos suposição no Windows 8.1, também. Novos apps não aparecerão automaticamente na tela Iniciar; em vez disso, você poderá escolher onde exatamente vai posicioná-los. Também será possível abrir fotos do app de E-mail, SkyDrive ou Câmera para editar.

Olho no SkyDrive

A Microsoft também vai usar o Windows 8.1 para dar um impulso para o SkyDrive; ele é mais profundamente integrado do que antes, armazenamento todas as suas configurações e apps automaticamente para fazer a troca de um PC para outro mais tranquila.

original (1)

Você também pode salvar arquivos individuais diretamente no SkyDrive do Windows 8.1, e acessar qualquer um dos seus documentos na nuvem do app do SkyDrive, mesmo quando estiver offline.

O SkyDrive pode não ter tanta atenção como iClouds e Google Drives por aí, mas é um excelente serviço que merece destaque. Também é a chave para a Microsoft integrar todo o seu ecossistema.

Apostando no Bing

O Bing não é perfeito. Na verdade, em muitos aspectos, não é nem bom. Mas ele estará em todos os lugares no Windows 8.1, e isso pode não ser a pior coisa. Por padrão, o charm de Pesquisa vai oferecer busca global que incluirá tanto a web quando seus arquivos do SkyDrive e apps, tudo oferecido pelo anti-Google.

original (2)

Parece ótimo na teoria, e o Bing só deve melhorar com mais gente usando seu algoritmo. Mas para muito da experiência de busca do Windows 8.1, você não terá o Google como opção. Isso será um problema para muitos.

Um novo início

A coisa mais animadora do Windows 8.1 é uma clara indicação que a Microsoft pretende manter o Metro, e não abandoná-lo. Sim, o botão Iniciar é uma concessão. Mas é a única. Nada das outras mudanças parece uma mínima intenção de retorno. Bom para eles.

Nós poderemos saber mais sobre os novos recursos do Windows 8.1 a partir do dia 26 de junho; ele estará disponível como uma atualização gratuita no fim do ano para todos os usuários existentes do Windows 8. O que dá bastante tempo para você se conformar que aqueles blocos não vão sumir tão cedo. E nem deveriam.