A Microsoft acaba de revelar o Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional para smartphones. A Microsoft disse que vai focar hoje nas novidades para hardware e desenvolvedores – e só um pouquinho de interface e experiência – o que já é bastante coisa. Confira:

Antes de tudo, vale notar que, assim como previsto, os aparelhos atuais não vão receber o Windows Phone 8: eles terão algumas das novidades (como a nova tela Iniciar) no update Windows Phone 7.8.

O Windows Phone 8 tem suporte a processadores com mais de um núcleo e a três resoluções de tela: 800×480, 1280×768 e 1280×720 (HD). Os apps atuais rodarão nas três resoluções sem precisar de adaptações. Além disso, o WP8 terá suporte a cartão microSD.

A tela inicial mudou, e agora tem blocos (tiles) editáveis de diversos tamanhos. Não há mais a barra lateral preta: o espaço agora é ocupado pelos blocos. O Internet Explorer 10 virá embutido no sistema, prometendo maior desempenho em JavaScript e maior suporte a HTML5. Também estão no sistema os mapas da Nokia/Navteq com navegação curva-a-curva e mapas offline. Essa era uma vantagem do Nokia Lumia, que agora estará em qualquer Windows Phone. (O Bing Maps foi retirado.)

O Windows Phone 8 ganha suporte a NFC, prometendo a mais completa experiência de carteira virtual: cartões de crédito e débito, cartões de fidelidade, ofertas e “toque para pagar”. O app “Wallet Hub” reúne todos esses serviços, semelhante ao Passbook do iOS 6. No WP8, o Wallet Hub requer um “chip seguro” da operadora, além de NFC no aparelho. A Microsoft está trabalhando com grandes operadoras para trazer esta experiência aos novos aparelhos.

E, como previsto, o Windows Phone 8 tem o mesmo núcleo do Windows 8, abandonando seu passado com o Windows CE. Ou seja, o kernel, multimídia e suporte a drivers será compartilhado entre os dois sistemas. Fabricantes poderão usar o mesmo driver no smartphone e no PC.

Os apps poderão ser escritos em código nativo, o que significa jogos com maior desempenho. Isso permite portar jogos para o Windows Phone com maior facilidade. Também haverá suporte a DirectX.

O Windows Phone 8 deve chegar ao mercado “neste outono”, ou seja, no último trimestre.

Eis a lista do que esperávamos para o Windows Phone 8. Acompanhe o evento ao vivo neste link.

 

Imagem inicial por The Verge