Ontem falamos sobre as novidades do Windows Phone 8.1 GDR1, incluindo suporte a telas de 7 polegadas e a capinhas inteligentes. Hoje, Joe Belfiore revela mais detalhes sobre a atualização.

Entre as mudanças mais notáveis na interface, o Windows Phone 8.1 enfim terá suporte nativo a pastas, sem depender de soluções como este app da Nokia. Basta arrastar um bloco para cima do outro, e forma-se uma “pasta dinâmica”: ela se torna uma live tile, exibindo as atualizações dos apps que estão dentro dela.



windows phone 8.1 gdr1 folders

Como dissemos antes, a Loja ganhará um bloco dinâmico para exibir apps novos. O app Música também ganha um bloco dinâmico, melhorias no desempenho, sincronização no plano de fundo da sua coleção de músicas, e deslizar para avançar faixas.

windows phone 8.1 gdr1 apps corner

O Apps Corner é um novo recurso semelhante ao Espaço da criança, que permite a você escolher apps para rodar em um modo restrito – algo mais útil para empresas.

O Windows Phone 8.1 GDR1 agora consegue enviar notificações push via Bluetooth, algo necessário para o sistema ser compatível com smartwatches, por exemplo. Ele ainda permite que qualquer pessoa ajuste configurações de VPN ao se conectar a hostpots Wi-Fi.

O sistema também ganhou suporte à tecnologia Quick Charge da Qualcomm, que promete carregar a bateria 75% mais rápido do que métodos convencionais. Alguns dispositivos já têm o hardware necessário para tanto – como o Lumia 1520 e Lumia 930 – e só precisam da atualização para ativar o recurso.

Além disso, o GDR1 levará a Cortana a mais países: China e Reino Unido em versão beta, e Austrália/Canadá/Índia em versão alpha. Na China, ela se chama Xiao Na e pode assumir uma aparência diferente:

windows phone 8.1 gdr1 cortana

Também há alguns recursos específicos para o país, como informações sobre qualidade do ar na cidade (a China sofre muito com poluição).

Nos outros países suportados, a Cortana fala inglês (com sotaque britânico, se for o caso) e recebeu algumas novidades, como um botão soneca para lembretes, e o comando “Call Cortana” para ativá-la se seu Windows Phone estiver conectado a um carro via Bluetooth.

Ela também exibe recomendações do Foursquare – basta abrir o caderno da Cortana e, em “Interests”, ativar a opção “best nearby”. A Microsoft pagou US$ 15 milhões para ter acesso ao banco de dados do Foursquare.

Rumores diziam que o Windows Phone permitiria controlar itens na tela sem tocá-la: bastaria aproximar seu dedo. Mary Jo Foley, do ZDNet, diz que o recurso não chegou a esta atualização, mas ainda está sendo desenvolvido.

Você poderá instalar o Windows Phone 8.1 GDR1 na semana que vem em versão preview seguindo estes passos. Se você preferir esperar pela versão final, ela será distribuída “nos próximos meses”. [Windows Phone Blog via ZDNet e The Verge]