O Windows RT enfim recebeu seu jailbreak. Com ele, o sistema consegue rodar aplicativos de desktop não permitidos pela Microsoft. No entanto, ele não roda qualquer programa: ele precisa ser compilado para ARM, já que o Windows RT não roda os programas x86 do seu computador.

O truque contorna uma configuração feita para restringir o Windows RT aos programas de desktop que a Microsoft permite: o Office, o Internet Explorer, o Windows Explorer e programas como Paint e WordPad.

O Verge explica:

Usando um método para alterar a configuração na memória, a vulnerabilidade poderia permitir que o Windows RT rode aplicativos desktop compilados para ARM. A revelação é um jailbreak, mas nenhum aplicativo x86 de desktop vai rodar no Windows RT, já que eles precisam ser compilados para ARM para funcionarem no sistema – tornando este exploit bastante limitado por enquanto. O truque precisa ser executado cada vez que o sistema operacional é iniciado, e persiste até que o Windows seja reiniciado.

Então isto não é terrivelmente útil por enquanto, mas no futuro, espere por aplicativos de terceiros para a área de trabalho do Windows RT.

Isso deve ter uma consequência, no entanto: como aponta o Verge, a restrição foi imposta pela Microsoft para estender a duração da bateria nos tablets com Windows RT. Sem essa restrição, você pode ter uma bateria que dura menos. [On the Surface of Security via The Verge]