Wordle exclui palavras impróprias do jogo: veja quais saíram

Game viral acaba de ser adquirido por jornal americano, que promete retirar mais palavras do Wordle.

Wordle exclui palavras impróprias do jogo: veja quais saíram

Recém-adquirido pelo jornal americano The New York Times, o jogo viral “Wordle Blocks” passou por um processo de revisão que acabou por retirar algumas palavras ofensivas do dicionário.

Desenvolvido como uma espécie de jogo de palavras-cruzadas, o usuário tem seis chances para adivinhar uma única palavra em inglês de cinco letras, tendo como base algumas dicas apresentadas pelo aplicativo. Diariamente, uma nova palavra é disponibilizada para adivinhação.

O jogo começou a ganhar fama no final do ano passado e, atualmente, está disponível no site do jornal americano.

Linguagem imprópria

Segundo o Polygon, algumas das palavras retiradas do jogo foram “bitch” “whore” e “sluts”, que são geralmente utilizadas para fazer insultos de gênero em inglês.

Ao usar qualquer uma das palavras, é exibido a informação que ela não está na lista.

Entretanto, algumas palavras consideradas impróprias – e até mais ofensivas – ainda podem ser utilizadas no jogo, como “fucks”, “cunts”, “minge”, entre outras.

“Palavras ofensivas sempre serão omitidas… Como acabamos de iniciar a transição de Wordle para o site do The Times, ainda estamos no processo de remover essas palavras do jogo”, afirmou um representante do jornal.

Compra do Wordle

O jogo foi desenvolvido por Josh Wardle, um engenheiro de software dos Estados Unidos. O nome vem de um trocadilho com o próprio sobrenome do desenvolvedor.

Segundo o The New York Times, o game foi comprado por um valor de “sete dígitos” e, por enquanto, estará disponível gratuitamente para jogadores novos e existentes.

O negócio faz parte da estratégia da empresa de aumentar as assinaturas do jornal para 10 milhões até 2025. O The New York Times vende assinaturas para o jornal impresso, para a versão digital, e também acesso a aplicativos de jogos.

Lançado em outubro de 2021, o jogo rapidamente atingiu 300 mil jogadores no mês seguinte. Atualmente, o Wordle é jogado por milhões de pessoas, de acordo com um anúncio do periódico.

 

 

Sair da versão mobile