X desativa bloqueio de usuários: veja como proteger seus posts
No início do mês, o X/Twitter mudou o funcionamento do bloqueio, algo que o bilionário Elon Musk vinha prometendo desde o ano passado. A mudança não agradou boa parte dos usuários da plataforma, que acreditam que as novas regras representam riscos à segurança e fomentam o assédio online.
Inicialmente, o bloqueio impedia interações em comentários, envio mensagens diretas e visualização de postagens. Porém, com as alterações, qualquer pessoa cadastrada na rede social pode conferir publicações de perfis públicos mesmo se estiver bloqueada.
A única restrição são as interações diretas. Isso significa que, ao ser bloqueado, um usuário não pode comentar ou republicar postagens de quem lhe bloqueou. Críticos às alterações no bloqueio, acusam o X/Twitter de violar políticas estabelecidas por plataformas de distribuição digital de aplicativos da Apple e Google.
Embora a plataforma esteja flexibilizando as regras do mecanismo de bloqueio, ainda é possível restringir suas publicações e se proteger de assédio com uma funcionalidade nativa que já é usada por uma boa parcela dos usuários.
O microblog permite que seus usuários tornem suas publicações privadas. Ou seja, a ação impede de ser visualizadas por não seguidores, além de restringir a indexação pelo Google.
Além disso, muitos usuários utilizam a ferramenta para ter maior privacidade. Assim, evita que desconhecidos façam interações.
Como proteger seus posts do X/Twitter no Android e iOS
- Usando um smartphone, Android ou iOS, basta abrir o aplicativo e clicar na foto de perfil no canto superior esquerdo;
- Em seguida, toque sobre a opção “Configurações e privacidade”;
- O passo seguinte é acessar as opções “Privacidade e segurança” e depois “Audiência e marcação”;
- Por fim, basta ativar a chave de alternância exibida ao lado da opção “Proteja seus posts”.
Como proteger seus posts do X/Twitter na versão web
- Abra o X no navegador, insira suas credenciais de acesso e, após acessar a plataforma toque no em “Mais”, indicado pelo ícone de três pontos no canto esquerdo;
- O passo seguinte é acessar “Configurações e privacidade” e em seguida “Público, mídia e marcação”;
- Depois, basta ativar “Proteja suas publicações” e confirmar a ação tocando sobre o botão “Proteger”.
VEJA TAMBÉM