Tecnologia

Xbox Game Pass pode ganhar versão grátis, mas com anúncios

Ideia é disponibilizar nova modalidade de assinatura em países emergentes onde a presença do Xbox ainda não é grande
Imagem: Xbox/Reprodução

A Microsoft está planejando lançar uma modalidade gratuita do Xbox Game Pass com anúncios. A ideia é aumentar o número de assinantes em países emergentes como a Índia, bem como outras localidades do sudeste asiático e também da África, onde a participação da empresa ainda é pequena.

whatsapp invite banner

A informação foi confirmada por Tim Stuart, diretor financeiro do Xbox, em entrevista no evento Wells Fargo TMT Summit. Segundo o executivo, o continente africano tem uma grande população jovem, até 23 anos, com acesso a dispositivos móveis. Por isso, ele considera as condições locais como ideais para implementar o modelo de negócios da empresa.

Recentemente, usuários descobriram trechos de código referenciando um mecanismo de “créditos de tempo” para acesso ao serviço de jogos. Essa estrutura permitiria acesso ao catálogo da plataforma por tempo pré-determinado após a visualização de alguns anúncios.

A Microsoft também já fez algumas enquetes com integrantes do programa insider sobre a exibição de anúncios em uma assinatura mais acessível, o que reforça a tese de que a modalidade grátis pode estar bem próxima de fazer sua estreia. A comunidade de Xbox acredita que o novo serviço pode chegar já em 2024. Porém, a empresa ainda não se manifestou sobre quando isso de fato poderá ocorrer.

Game Pass para a concorrência?

Um dos principais planos da Microsoft em um futuro próximo é aumentar o alcance da sua marca de jogos. E o Xbox Game Pass é fundamental para isso.

Na mesma conferência, Stuart chegou a afirmar que havia uma chance do Game Pass ser disponibilizado em plataformas concorrentes como Nintendo e PlayStation. Mas Phil Spencer, CEO do Microsoft Gaming, tratou de esclarecer a situação e afirmar que isso é apenas um desejo interno.

Colocar essa aspiração na prática é tarefa difícil, já que exigiria acordos com empresas que atuam no mesmo segmento de mercado. A Apple, por exemplo, bloqueia o Game Pass em sua loja digital. Isso porque acredita que a plataforma oferece uma concorrência direta e poderia prejudicar as vendas de seus jogos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas