Xiaomi vai lançar novo carro elétrico em 2025 após sucesso do SU7
Após o sucesso do primeiro carro elétrico da empresa, a Xiaomi se prepara para lançar um novo modelo no segundo semestre de 2025.
A gigante chinesa lançou um modelo sedan, o SU7, em março, que já vendeu mais de 65 mil unidades, despertando o interesse da empresa em lançar um modelo diferente.
Por isso, a Xiaomi planeja lançar o YU7 — que será uma SUV — em junho ou julho de 2025, de acordo com um anúncio publicado nesta segunda-feira (9).
A publicação, na rede social chinesa Weibo, mostra o SU7 e o YU7 lado a lado, destacando os designs similares dos veículos. “Conheça o novo membro da família de carros elétricos da Xiaomi, o YU7”, escreveu Lei Jun, CEO da empresa, em uma publicação no X.
Meet our new Xiaomi EV family member, Xiaomi YU7. pic.twitter.com/nSxXK0aMnE
— Lei Jun (@leijun) December 9, 2024
Com o lançamento do novo carro elétrico em 2025, a Xiaomi espera concorrer com o Model Y, da Tesla, no mercado chinês. O modelo SUV usa baterias da CATL, a maior fabricante de baterias de carros elétricos do mundo, com quase o mesmo tamanho do Model Y.
Além disso, de acordo com a Xiaomi, o novo carro elétrico consegue chegar a uma velocidade máxima de 252 km/h, sendo mais rápido que o Model Y, que chega a 244 km/h.
Segundo Lei Jun, a Xiaomi decidiu revelar as especificações do novo carro elétrico mais cedo para permitir “testes mais abrangentes em larga escala” por um período maior.
Segredo do sucesso do carro elétrico da Xiaomi
Apesar de ter apenas um carro elétrico (ainda), a Xiaomi já alcançou um sucesso considerável no setor automobilístico da China.
Em novembro, devido à crescente demanda, a Xiaomi anunciou a fabricação de 130 mil unidades do SU7 para acompanhar a demanda. Durante a pré-venda, 90 mil unidades do SU7 foram vendidas.
Além disso, a Xiaomi revelou que as receitas da empresa cresceram em 30,5% no terceiro bimestre deste ano. O setor de inovação, que inclui os carros elétricos, rendeu US$ 1 bilhão para a empresa.
A estratégia da Xiaomi em vender o SU7 com um preço mais barato que o Model 3, da Tesla, foi responsável pelo sucesso na China. No entanto, o SU7 possui as versões Max e Ultra, que rivalizam, respectivamente, com o Taycan EV, da Porsche, e o Model S, da Tesla.