Tecnologia

Xiaomi confirma data de lançamento de seu primeiro carro elétrico

Véiculo da gigante chinesa vai rodar HyperOS, interface de usuário dos smartphones da marca anunciada em 2023

A Xiaomi revelou a data oficial de lançamento do SU7, seu primeiro carro elétrico. O veículo chega no dia 28 de março e, pelo menos no primeiro momento, terá venda apenas para a China.

O modelo veio a público em dezembro do ano passado, mas ainda não há muitas informações a seu respeito.

O que sabemos é que o automóvel terá o motor HyperEngine V8s, e será vendido em duas versões. A mais básica, com velocidade máxima de 210 km/h, e a “Max”, capaz de chegar a 265 km/h.

O carro terá o HyperOS, interface de usuário que substitui a saudosa “MIUI”. O sistema operacional, anunciado em 2023 para os celulares e tablets da marca, também servirá como interface para interações com o veículo.

Algumas informações ainda indicam que, assim como veículos elétricos de rivais como Tesla, Volvo e Mercedes-Benz, o Xiaomi SU7 contará com um sistema de direção autônoma. A tecnologia da Xiaomi conta com 15 radares, 11 câmeras e sistema de laser para piloto automático, e também a assistência de direção.

A gigante da tecnologia entrará em um mercado que cresceu 21% na China no último ano, cenário no qual a BYD surfou ao ponto de superar a Tesla em vendas de veículos no último trimestre de 2023.

Só em janeiro e fevereiro deste ano, o segmento de veículos eletrificados cresceu 18% na China, e está muito próximo da marca atingida em todo o ano passado. Este cenário positivo pode facilitar o caminho da empresa, que agora tenta tomar sua posição no mercado automotivo.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas