YouTube anuncia reformulação do app de TV após ultrapassar Netflix e rivais
No evento “Made on YouTube” nesta quarta-feira (18), a rede social de vídeos anunciou que está planejando uma reformulação de seu aplicativo de TV. A ideia é trazer um visual novo ao app, bem como novos recursos, para enfrentar plataformas de streaming como a Netflix.
O que virá no app da YouTube TV
Entre as mudanças, o novo app deve incluir novas categorias de vídeos, que permitem que os criadores organizem episódios e temporadas, como em programas. O YouTube também irá lançar “prévias imersivas”, ou seja, trailers com reprodução automática nos canais da plataforma.
Além disso, o YouTube também pretende lançar recursos para ajudar os criadores a expandir seus negócios. Isso inclui uma opção de inscrição mais simples e proeminente no aplicativo de TV durante a exibição dos vídeos e um recurso que gera códigos QR a partir de links nas descrições. A plataforma espera que isso ajude a aumentar o número de inscritos nos canais e a impulsionar o engajamento.
De acordo com o YouTube, as prévias imersivas, links de código QR e nova funcionalidade de assinatura serão lançados este ano. Contudo, o recurso de episódios e de temporada serão lançados gradualmente a partir de 2025. Christian Oestlien, vice-presidente de gerenciamento de produtos do YouTube, disse ao The Hollywood Reporter que o novo aplicativo para TV levou anos para ser criado.
“Muitos dos nossos criadores estão realmente se inclinando para esse formato também”, disse Oestlien. “Eles estão fazendo vídeos de 20 a 40 minutos, há uma espécie de arco de temporada, há vários episódios, então estamos dando a eles as ferramentas para realmente criar o que chamamos de Creator Show Pages, para que, se você for fã de Michelle Khare, possa ir até a página do canal dela e realmente ter aquela experiência de episódios compulsivos que eu acho que o ambiente relaxado da TV realmente proporciona.”
Segundo dados da empresa de análise de dados Nielsen, o YouTube foi responsável por 10,6% das visualizações em dispositivos de TV conectados em agosto. O número é maior do que o da Netflix, 7,9%, e do Prime Video, 3,1%.
A própria plataforma também disse que os espectadores em todo o mundo assistem a mais de 1 bilhão de horas em média de conteúdo do YouTube em suas TVs todos os dias.
Por fim, leia também no Giz Brasil: “Confira no YouTube estas 5 câmeras aleatórias que mostram o Brasil ao vivo”.