_Tecnologia

YouTube cria “rádio conversacional” gerada por IA; como vai funcionar

Além desse recurso, o YouTube Music terá outra ferramenta para permitir que os usuários descubram novas músicas ao cantarolar ou assobiar uma melodia.

YouTube cria "rádio conversacional" gerada por IA; como vai funcionar

O YouTube Music vai ganhar uma ferramenta que cria estações de rádio usando IA generativa. A ideia é ampliar as formas de descobrir músicas novas na plataforma.

Nesta segunda-feira (15), a empresa anunciou uma espécie de “rádio conversacional” gerada por IA, que chegará para alguns assinantes do YouTube Premium nos EUA. A ferramenta permite que os usuários criem uma estação de rádio personalizada ao descrever o que querem ouvir através de prompts. Por exemplo, “músicas com riffs famosos” pode ser um prompt para a IA gerar uma rádio customizada.

Os usuários selecionados para testar a ferramenta vão começar a ver um pequeno card na home do YouTube Music com a opção “peça músicas do jeito que quiser”. Ao clicar no card, o aplicativo vai abrir uma interface conversacional onde o usuário pode escrever um prompt ou selecionar uma das sugestões de prompts.

De acordo com o YouTube, a intenção é expandir gradualmente a “rádio conversacional” gerada por IA.

O novo recurso do YouTube Music segue a linha de outras ferramentas que usam IA para gerar playlists em plataformas como Spotify, Amazon Music e Deezer. Todas essas grandes plataformas de streaming de música buscam novas formas de descoberta de músicas através da IA.

Além desse recurso, o YouTube Music terá outra ferramenta para permitir que os usuários descubram novas músicas ao cantarolar ou assobiar uma melodia. Aliás, a ferramenta é bem similar ao reconhecimento de músicas do Google Assistente. No entanto, engloba somente o catálogo de músicas do YouTube Music.

Agora, ao buscar por alguma música, o app vai mostrar um ícone de onda sonora que vai informar sobre esse recurso. A ferramenta, que estava disponível para alguns usuários do YouTube Music no Android, chega oficialmente para todos os usuários do app no iOS e no Android.

Sair da versão mobile