_Tecnologia

YouTube Music ganha recurso para melhorar interação com podcasts; confira

Download automático de episódios de programas salvos chega após anúncio do fim do Google Podcasts

Recentemente, o Google anunciou que vai encerrar seu agregador de podcasts. Isso acontecerá em algum momento em 2024, mas a data exata ainda não foi divulgada. Todos os programas que estavam na serviço poderão ser acessados sem restrições no YouTube Music.

A plataforma foi desenvolvida com foco no consumo de músicas, mas receberá uma série de atualizações para melhorar a experiência dos usuários na interação com podcasts. A primeira grande novidade que está chegando ao app é o recurso para download automático de episódios de programas salvos.

Para utilizar a nova ferramenta é necessário entrar na página de um podcast e tocar no novo atalho de configurações “Salvar na biblioteca”. Depois disso, será preciso selecionar a opção “Ativar downloads automáticos” . Quando estiver funcionando, os episódios mais recentes de podcasts selecionados serão baixados automaticamente e sem necessidade de ajustes adicionais.

Até o momento não há informações sobre um mecanismo que remova automaticamente episódios antigos quando novos forem adicionados à biblioteca. Levando em consideração que o Google Podcasts conta com este recurso, é bem provável que em algum momento o YouTube Music também receba sua própria versão da funcionalidade.

No entanto, a grande atualização que os usuários da plataforma desejam é a assinatura RSS (Really Simple Syndication), que simplifica a transmissão de dados via internet. O Google afirmou que já está trabalhando na atualização, que deve ser liberada até o final do ano.

Com o recurso, os criadores poderão utilizar o feed RSS para converter o programa em vídeo automaticamente.

Sair da versão mobile