Tecnologia

Google Podcasts só vai funcionar até dezembro e migração será para YouTube Music

Ideia da migração é ampliar o destaque a podcasts de vídeo, uma área que rivais como o Spotify também têm apostado
Imagem: YouTube/Divulgação

O Google anunciou na última terça-feira (27) que vai encerrar o aplicativo Google Podcasts em 2024 e fará a transição da plataforma para o YouTube Music. Essa decisão vem após o Google revelar, em abril, que o YouTube Music teria podcasts nos EUA e se expandiria a nível mundial até o final do ano.

Recentemente, o Google informou que adicionaria um recurso para os produtores de podcasts carregarem seus feeds RSS no YouTube Music até o final do ano.

No blog oficial do YouTube, o Google disse que planeja aumentar ainda mais seu investimento na experiência de podcast no YouTube Music. A empresa quer “transformá-lo no principal destino para os fãs de podcasts”.

O foco será em recursos que promovem descoberta e engajamento da comunidade em podcasts de áudio e vídeo. Essa é uma área em que o Spotify, concorrente direto, também tem apostado.

Em 2022, o Spotify lançou o suporte a podcasts em vídeo para criadores de todo o mundo, bem como recursos para engajar a comunidade, como enquetes.

Para facilitar a transição dos usuários para o YouTube Music e estabelecê-lo como a plataforma principal para podcasts, o Google está desenvolvendo ferramentas de migração.

Essas ferramentas vão ajudar os usuários a transferir feeds RSS de podcasts para sua biblioteca do YouTube Music, mesmo para programas não hospedados pelo YouTube

O Google também anunciou que os dados dos usuários estarão disponíveis para o download em um arquivo OPML. Assim, os usuários poderão transferir suas inscrições no Google Podcasts para qualquer aplicativo compatível, caso não optem pela migração para o YouTube Music.

Migração para YouTube Music se baseia em preferências dos ouvintes

No blog do YouTube, a empresa ressalta que a migração do Google Podcasts para o YouTube Music reflete a maneira como as pessoas consomem podcasters.

A publicação cita uma pesquisa da com a Edison Research que informa que aproximadamente 23% dos ouvintes de podcasts semanais nos EUA preferem o YouTube. O Google Podcasts corresponde por 4% dos ouvintes.

Porém, o Google afirma que a natureza gradual da migração visa “manter a transparência e a comunicação com os usuários e podcasters sobre as mudanças futuras”.

Além disso, essa iniciativa é parte do objetivo mais amplo do Google para tornar o YouTube Music um rival a altura de outros serviços streaming de música, como Spotify, Apple Music, Amazon Music e outros.

Em 2020, o Google fez uma mudança semelhante ao migrar os migrar ouvintes de música do Google Play Music para o YouTube Music.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas