YouTube remove conteúdos sobre tratamentos milagrosos para câncer
O YouTube decidiu remover da plataforma vídeos que prometiam tratamentos milagrosos para o câncer. Os vídeos que continham fake news sobre a doença motivaram uma mudança na política da plataforma de vídeos nesta terça-feira (15).
A rede social anunciou em um comunicado que também apagará os vídeos que desencorajam os espectadores a procurar tratamento médico profissional.
Além disso, desinformação de prevenção, de tratamento e negacionismo são as novas categorias sobre os conteúdos sobre desinformação para área de saúde.
Veja quais são as novas regras do YouTube
- Desinformação sobre prevenção: vídeos que negarem as orientações das autoridades de saúde serão removidos. Isso envolve o conteúdo que promove uma substância nociva para a prevenção de doenças.
- Desinformação sobre tratamento: serão rigorosamente banidos os conteúdos que contradigam as orientações das autoridades de saúde sobre tratamentos para condições de saúde específicas. Isso abrange explicitamente a promoção de substâncias ou práticas nocivas específicas. Um exemplo são conteúdos que não apenas encorajam a utilização de remédios não comprovados, mas também desincentivam a busca por atendimento médico para condições específicas. Um caso notório seria a promoção do cloreto de césio como um suposto tratamento para o câncer.
- Desinformação de negação: serão banidos os conteúdos que questionam a existência de condições de saúde específicas. Isso abrange conteúdo que nega que pessoas morreram de Covid-19.
Outro aspecto importante é que a plataforma tem o objetivo é tornar as regras mais claras e ter uma estrutura mais transparente.
Força-tarefa contra a desinformação sobre o câncer
O YouTube anunciou que a remoção de conteúdo com informações falsas sobre saúde é uma forma essencial para aumentar a quantidade de conteúdo de saúde de alta qualidade no site de vídeos.
Além disso, a plataforma revelou que está publicando uma lista de reprodução de vídeos envolventes e informativos relacionados ao câncer, provenientes de uma variedade de fontes confiáveis.