Parece que quem cuida do site da Barnes & Noble apertou um botão que não devia: o Nook, e-reader híbrido, com tela e-ink e outra LCD, já está disponível online, com Wi-Fi, 3G, empréstimo de livros entre dispositivos e 2GB de memória.

Este é o mesmo dispositivo que revelamos há algum tempo: um e-reader pequeno (19,5 x 12,4 x 1,3 cm, pelo que parece) com duas telas, uma de e-ink com 6 polegadas em cima, para exibir texto de livros, e outra de LCD sensível a toque de 3,5" embaixo, para navegação.

A conectividade é feita através do 3G gratuito da AT&T e também por Wi-Fi 802.11 b/g, enquanto o armazenamento fica por conta dos 2GB de memória interna, assim como uma entrada de cartão de memória microSD. A Barnes & Noble afirma que o tempo de carregamento é de 3,5h — por microUSB, felizmente — que permite ler "por até dez dias", forma curiosamente indireta de descrever a duração da bateria,e não diz o que significa "ler". Com uso constante da tela LCD? Ou com a telinha desligada? A reprodução de audio parece estar limitada a arquivos MP3, com uma entrada para fones de 3,5mm dando conta da reprodução do audio. Pode falar o que quiser do design, mas você não pode reclamar das entradas microUSB e 3,5mm do aparelho.

Naturalmente, a principal fonte de conteúdo é a loja de e-books da B&N, que tem um acervo razoável (porém não espetacular) de revistas e jornais também. O que o Nook tem que outros e-readers compatíveis com a loja B&N não têm é o compartilhamento. Como com o app da Amazon para o iPhone, o Nook pode ser sincronizado com os vários apps móveis da empresa. Melhor ainda é o compartilhamento entre usuários, que lembra bastante a antiga função de compartilhamento do Zune, que permite emprestar músicas com DRM por um tempo limitado. Mas os termos de empréstimo de livros são bem generosos:

Compartilhe seus eBooks favoritos com seus amigos, família, ou clube do livro. A maioria dos eBooks pode ser emprestada por até 14 dias. Basta escolher o livro que você quer compartilhar, e então enviar para o leitor de e-book, celular ou computador do seu amigo.

Leitores ávidos conseguem ler vários tipos de livros em 14 dias, então o prazo de empréstimo é muito bom.

E, lembrando os notórios problemas de durabilidade do Kindle, a B&N já está vendendo planos de garantia estendida: por 70 dólares, a garantia dura até dois anos e cobre danos acidentais, para que você não se preocupe demais em quebrar a tela, o que é uma grande preocupação — afinal, o Nook tem duas telas.

O vídeo acima mostra melhor como funciona o sistema de controle do e-reader, mas basicamente você só vai usar os botões para mudar de página. O restante, como a navegação na biblioteca de livros e os menus de configurações, é feito por um sistema de menus separado, na tela colorida de LCD, mais sensível — mas um pouco lento, pelo que parece. O Nook usa o Android como sistema operacional, mas se a B&N não dissesse, não saberíamos.

A Barnes & Noble compara o Nook com o Amazon Kindle 2, disponível internacionalmente. O Nook sai na frente por ter uma segunda tela sensível a toque, Wi-Fi, suporte nativo a PDF, bateria removível, memória expansível e, claro, por permitir o empréstimo de livros. O Nook já está em pré-venda no site da B&N por 260 dólares — o Kindle 2 internacional sai por 279 dólares —, mas não se sabe quando ele será enviado. [B&N]

  • http://crork.com/ social bookmarks

    UAzDP2 Really enjoyed this blog.Thanks Again. Cool.