Ele está chegando. O eclipse total do sol acontecerá hoje nos Estados Unidos – o fenômeno tão completo não é visto por lá desde 1979 e não acontecerá novamente em uma extensão tão grande até 2045. E se você não puder vê-lo pessoalmente, como é o caso de muitos brasileiros, não se preocupe. Fizemos um guia para acompanhá-lo.

• O que cientistas podem aprender e fazer com um Eclipse
• Por que a NASA lançará grandes balões com bactérias durante o eclipse

O fenômeno começará às 10h16 hora local em Lincoln Beach, no Oregon. Durante cerca de uma hora e meia, o fenômeno irá cruzar os Estados de Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

No Brasil, o fenômeno começará 12h40 e irá até 18h05. O eclipse em si durará menos do que três minutos em todos os pontos de vantagem, mas mesmo que você não esteja nas melhores localizações, ainda poderá assisti-lo online. O melhor lugar para vê-lo aqui, parcialmente, será em Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, por cerca de duas horas – começando por volta das 14h às 16h (horário de Brasília) —o ápice do fenômeno será por volta das 17h.

Listamos transmissões ao vivo em todos os locais possíveis, desde o YouTube, passando pelo Facebook, até realidade virtual. Algumas das transmissões incluem uma funcionalidade de 360 graus que permite você ver por inúmeros ângulos. Assistir o fenômeno pela internet também previne possíveis danos permanentes aos olhos.

YouTube

Existem diferentes maneiras de assistir o eclipse solar total no YouTube:

A PBS Newshour terá uma transmissão.

A NBC News terá uma transmissão.

E a CBS News também.

A revista Time também terá uma transmissão especial em 360 graus a partir de Casper, no estado de Wyoming.

Facebook

A NASA irá transmitir em sua página oficial do Facebook.

A CNN também.

Twitter

O Twitter fechou uma parceria com o The Weather Channel para oferecer uma transmissão ao vivo do eclipse. A rede terá cenas ao vivo de dez localizações diferentes dos EUA.

Websites

Praticamente todos os grandes veículos de notícias dos Estados Unidos irão transmitir o eclipse solar de seus sites, incluindo a NBC News, ABC News, e CBS News. A NASA também tem uma opção direta, sem ser pelo Facebook.

Realidade Virtual

A CNN também tem uma opção de realidade virtual que você pode encontrar no site deles. Se você tem um dispositivo VR, e mesmo que não tenha, existem diferentes formas de assistir em “realidade virtual” por lá.

Pessoalmente

Se você tentará assistir pessoalmente, em uma das localizações que citamos acima, fique ligado em algumas recomendações: não olhe diretamente por muito tempo para o eclipse. Ele causará danos permanentes aos seus olhos, e não é brincadeira.

Imagem do topo: a_seph/Flickr

*Colaborou: Alessandro Junior