A tela do seu laptop é um dos componentes que mais consome energia, assim como em smartphones. Um novo padrão de vídeo pode ajudar a reduzir isso através da compressão de dados.

>>> Seu próximo laptop poderá usar USB para se conectar à energia elétrica

A VESA (Video Electronics Standards Association) anunciou o Embedded DisplayPort 1.4a: trata-se de um novo formato de transferência de vídeo, que utiliza compressão para transmitir mais dados a telas embutidas em notebooks e computadores tudo-em-um.

A taxa de transferência de vídeo fica mais rápida, por isso são necessários menos circuitos – que consomem energia – para exibir imagens na tela.

Além disso, como explica a PC World, “o novo padrão permite que o processador gráfico atualize pixels em apenas partes da tela, ao contrário de todo o display, como é feito atualmente”. Ou seja, um laptop Full-HD poderia, em tese, oferecer maior duração de bateria enquanto continua a fornecer o mesmo desempenho.

A compressão também permite criar laptops com telas 8K (7680 x 4320 pixels). Já existem laptops 4K da Lenovo, Toshiba e Acer voltados para gamers, mas 8K parece um exagero, não? Essa resolução mal chegou às TVs!

Bem, é preciso lembrar que essa resolução pode ser útil em computadores tudo-em-um, que possuem telas bem maiores. A Apple teve que usar uma versão modificada do padrão Embedded DisplayPort no seu iMac com tela 5K. Com a versão 1.4a, mais fabricantes poderão criar computadores semelhantes.

O novo padrão deve aparecer em computadores e laptops até 2016, não necessariamente com telas 8K: estas devem demorar mais um pouco, mas a tecnologia para elas já estará pronta. [Display Port via PCWorld via Engadget]