Planetas e robôs podem até não ter coração ou mente, mas eles são muito bons em impactar os nossos corações e mentes. Em seus últimos dias antes de dar fim a si mesma, a sonda Cassini virou-se e registrou essa bela imagem de Saturno. Seu título: “Adeus a Saturno”.

Não tenho palavras para descrever com precisão a sublimidade da foto. Sugiro que você tire um minuto de seu dia para vê-la em tela cheia. Talvez você fique sem palavras também. Aqui está um link para vê-la em alta resolução.

A Cassini conheceu seu fim ao mergulhar na atmosfera de Saturno, em 15 de setembro deste ano, depois de 13 anos coletando informações científicas do planeta. Suas numerosas conquistas incluíram enviar uma sonda e descobrir oceanos de metano líquido na lua Titã e plumas na Encélado. Quando enfim se foi, nos deixou todos emocionados.

Seu canto do cisne, a imagem “Adeus a Saturno”, mostra uma retratação dramática do planeta em sombras, como uma lua crescente. Mas dê um zoom, e você poderá discernir os diferentes anéis, estratos de hidrogênio, hélio e amônia em sua atmosfera. E até mesmo seis de suas luas, incluindo a Encélado. A imagem consiste de 42 outras imagens selecionadas de um total de 80 tiradas ao longo de duas horas. Ela foi feita a uma distância de 1,1 bilhão de quilômetros de distância.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Use esse momento para absorver um incrível exemplo de conquista humana que exigiu 260 cientistas e incontáveis horas para nos dar um vislumbre do mais belo dos planetas do Sistema Solar.

E, por fim, com mistérios ainda a serem resolvidos e até mesmo perspectivas de vida, vamos mandar outra espaçonave de volta para Saturno logo!

[JPL/NASA]