Finalmente! A humanidade passou anos inserindo dispositivos USB do jeito errado, mas alguém resolveu criar um conector reversível, que pode ser encaixado “para cima” ou “para baixo”.

Em comunicado à imprensa, o USB 3.0 Promoter Group acaba de anunciar o novo conector Type-C. Projetado para “permitir uma classe inteiramente nova de aparelhos superfinos, incluindo celulares, tablets, dispositivos dois-em-um, laptops e desktops” , o novo conector terá o tamanho do Micro USB. E o mais importante: ele enfim será reversível.

Este ano, Ajay Bhatt, o homem que criou o USB, disse à Economist estar trabalhando em um conector que você pode usar de ambos os lados, assim como o conector Lightning.

Mas ele será compatível com as portas USB atuais? Não, não será. Mas o USB já é meio velho, parecendo grande e desajeitado mesmo em sua versão micro. E provavelmente haverá uma série de conversores e um longo período de transição até que as fabricantes adotem o novo Type-C.

Ainda não está claro quais velocidades o novo conector vai atingir, nem quanta energia ele irá carregar. No entanto, ele deve ter especificações semelhantes ao futuro USB 3.1 de 10 Gbps. O USB 3.0 Promoter Group espera que as especificações sejam finalizadas em meados de 2014. [USB 3.0 Promoter Group via Verge]