Atualizando seu dispositivo Apple para a versão mais recente do iOS, você recebe os novos recursos e uma melhor proteção de segurança, mas isso também pode trazer consigo uma enorme quantidade de defeitos e problemas. Desde o seu lançamento, o iOS 11 tem causado inúmeros problemas, então aqui está um guia de referência fácil para alguns dos problemas que você pode estar vendo e o que você pode fazer a respeito.

Os relatórios indicam que o iOS 11 é uma versão particularmente falha do sistema operacional móvel da Apple, então não há nada que você possa fazer em relação a alguns dos problemas. Porém, isso aqui é um começo.

Desempenho lento

Sempre faça backup antes de resetar. Imagem: Captura de tela.

O iOS 11 funciona em todos os dispositivos até o venerável iPhone 5S, e pode ser que a atualização fez com que o seu telefone ficasse como um caramujo: isso é certamente o que um número significativo de usuários está relatando.

A boa notícia é que o iOS 11.1 aparentemente acelera tudo um pouco.

Para tentar restaurar algum desempenho, você pode limpar algum espaço no seu dispositivo (toque Armazenamento de iPhone ou Armazenamento de iPad no Geral, em Ajustes), ou fazer um backup completo e, em seguida, um reset de fábrica completo.

Controles do player de música não está funcionando

Alguns usuários estão relatando problemas em fazer com que o Spotify funcione direito com os botões de reprodução no iOS 11 Control Center, e, neste caso, parece que uma atualização do aplicativo é tudo de que você precisa para ter tudo funcionando novamente.

Usuários têm relatado que o problema desaparece com a atualização do aplicativo Spotify para iOS. Em alguns casos, reiniciar o telefone, deletar o aplicativo e reinstalar o Spotify foram necessários.

Isso é um lembrete de que, às vezes, erros dentro de aplicativos são causados por problemas no iOS 11. Estes devem gradualmente desaparecer à medida que mais desenvolvedores façam atualizações para o novo sistema operacional.

Vida útil da bateria ruim

iOS permite identificar os maiores infratores da vida útil da bateria. Imagem: Captura de tela

Como sempre, a atualização do iOS levou a queixas de diminuição a vida da bateria. Em teoria, cada atualização sucessiva do iOS 11 deve aliviar os problemas de drenagem da bateria um pouco mais, já que a Apple otimiza o código e melhora a sua eficiência em dispositivos antigos e novos. Mantenha a verificação de atualizações de software ativa e atualize assim que elas aparecerem. Não se esqueça de atualizar seus aplicativos também, já que os desenvolvedores vão otimizar o seu próprio código para rodar bem com o iOS 11.

Fora isso, você está confiando nas dicas normais de bateria — faça uso do Modo de baixo consumo em Bateria, nos Ajustes, diminua o brilho da tela, coloque o telefone em modo de hibernação mais rapidamente (Tela & brilho, em Ajustes) e assim por diante.

Wi-fi e Bluetooth não desligam

Este é um recurso, não um bug, a Apple vai dizer – as opções para Wi-Fi e Bluetooth no novo Centro de Controle não desligam realmente o Wi-Fi e Bluetooth, como seria de se esperar. Em vez disso, eles simplesmente o desconectam de qualquer conexões Bluetooth Wi-Fi às quais você esteja ligado. Os rádios de verdade dentro de seu celular ainda estão procurando novas conexões e desperdiçando mais bateria do que seria estritamente necessário.

Para desligar realmente o Wi-Fi e Bluetooth, você precisa ir até Ajustes e utilizar os interruptores nos menus Wi-Fi e Bluetooth. Se você precisar resetar rapidamente as conexões, pode usar o botão de Modo de Avião no Centro de Controle, que funciona como anunciado.

Respostas erradas na calculadora

Não confie na calculadora. Imagem: Captura de tela

Este é um problema estranho: a calculadora do iOS 11 ocasionalmente cospe respostas erradas, aparentemente porque ela não pode registrar teclas pressionadas rápido demais. Tente fazer 1 + 2 + 3 para ver se você consegue 6 (a resposta certa) ou 24 (que é 1 + 23).

Não há muito que você possa fazer a respeito, exceto sentar e esperar a Apple lançar uma correção. Esperar respostas precisas da calculadora embutida é algo que donos de smartphones acham normal, então esperamos uma correção em breve.

Enquanto isso, você pode simplesmente usar o Google (ou Bing) para suas somas, ou mudar para uma alternativa grátis de um desenvolvedor de terceiros, como o Calcbot.

Aplicativos travando ou falhando

Numerosos relatos vieram sobre o iOS 11 estar fazendo aplicativos travarem e caírem, o que é de se esperar sempre que uma nova edição do iOS aparece. Se desinstalar e reinstalar a versão mais recente do aplicativo não corrigir o erro, então provavelmente você está preso à espera da Apple ou do desenvolvedor para fazer algo sobre isso.

Há alguns pontos importantes a notar, no entanto: primeiro, o iOS 11 finalmente acabou com o suporte para aplicativos de 32 bits, o que pode ser o motivo para que um aplicativo mais antigo não está funcionando (se algum de seus aplicativos for afetado pela mudança, você deve receber uma mensagem dizendo isso).

Em segundo lugar, o iOS inclui formatos de imagem e de vídeo atualizados chamados heif e HEVC. Eles podem estar causando problemas com aplicativos de fotos em particular. Até que sejam atualizados para suportar os novos formatos, você pode desativá-los temporariamente. Vá para Ajustes e Câmera, Formatos e Mais compatível.

Problemas de áudio crepitando

Às vezes você tem que sentar e esperar por uma correção. Imagem: Captura de tela

Se você tem tido problemas de áudio crepitante com o iPhone 8 ou o iPhone 8 Plus, então você não está sozinho – um monte de usuários têm relatado o problema intermitente.

Esse é um problema que uma atualização da Apple deveria ter arrumado, pelo menos em teoria. A atualização do iOS 11.0.2 incluiu uma correção específica para os novos celulares que estavam tendo o problema de áudio crepitando durante chamadas, assim como uma série de outros erros.

***

Por mais frustrante que seja, às vezes você só tem que sentar e esperar até a Apple arrumar os bugs – os fóruns de suporte da Apple podem ajudar a descobrir se seus problemas são compartilhados com alguém.

Você sabe de mais problemas ou correções que não mencionamos? Nos conte nos comentários.

Imagem do topo: Gizmodo