A computação vestível é uma das principais tendências aqui na feira CES, mas elas estão mais concentradas no seu pulso. No entanto, a Sony aproveitou a oportunidade para mostrar seu protótipo Smart Eyeglass, óculos com lentes finas que projetam informações para seus olhos.

Trata-se de lentes com 1 mm de espessura e 90% de transparência. Em cada lado, há um projetor em miniatura que exibe informações na lente. Na demonstração, assistimos a um jogo de futebol em um telão. Na parte superior do campo de visão, era possível ver o placar, além de estatísticas sobre o jogo.

A parte mais curiosa, no entanto, foi ver informações relevantes acompanhando um jogador nos óculos. Na imagem abaixo, dá para ver parte do texto “Neymar rouba a bola”, que acompanhou o jogador – movendo-se da direita para a esquerda – e então desapareceu. (Infelizmente é difícil capturar em fotos como os óculos funcionam, já que é preciso focalizar os olhos para ver o texto projetado.)

sony smarteyeglass

Ainda se trata de um protótipo, mas dado que a Sony está animada com a Copa do Mundo – e dado que a demonstração envolvia futebol – será que o Smart Eyeglass não estará disponível este ano? Muito provavelmente, não. Um representante da Sony explica que os óculos ainda são bem rudimentares – nem possuem haste para colocá-lo no rosto.

Há algumas possibilidades para o Smart Eyeglass: por exemplo, ele permitiria que você assista a um jogo enquanto acompanha o placar de outro jogo. E suas possíveis aplicações iriam além do esporte: o representante cita como exemplos legendas de filme, e realidade aumentada – projetando nomes de locais próximos enquanto você olha ao redor.

sony smarteyeglass 3

Há tempos, a Sony aposta em computação vestível: por exemplo, com o HMZ-T3, ela quer colocar uma TV no seu rosto. No entanto, essas tentativas ainda não vingaram. O Smart Eyeglass está aí para mostrar que, apesar dos pesares, a Sony continua interessada em trazer informações direto ao seu rosto.

Quando perguntamos se há planos para lançar o protótipo no mercado, o representante nos disse: “ano que vem, quem, sabe?”. Só não espere vê-lo da mesma forma que nas fotos – ele precisa evoluir muito para se tornar um produto viável.

sony smarteyeglass 2

[Felipe Ventura está em Las Vegas cobrindo a CES para o Gizmodo Brasil]