O serviço de streaming de música Spotify não oferece mais suporte oficial para o navegador Safari da Apple. Usuários do Safari que tentarem acessar o Spotify Web verão uma mensagem avisando que serão redirecionados para que usem outro navegador ou baixe o aplicativo para desktop.

• Como compartilhar suas senhas do Netflix, Spotify e outros serviços sem correr riscos
• Spotify estava cheio de arquivos MP3 piratas no início, afirma livro

Por meio do The Verge e Engadget, a empresa diz apenas que “atualizações recentes” tornaram os dois programas incompatíveis. Usuários no fórum do Spotify apontaram o que eles acreditam que seja uma incompatibilidade com o módulo de decodificação de conteúdo do Google Widevine, utilizado pelo Spotify e que não possui suporte pela Apple. O Spotify não revelou se o seu web player deve voltar a funcionar no Safari em algum momento.

“Estamos sempre testando coisas ao adicionar e remover funcionalidades para tornar o Spotify melhor no geral”, disse um funcionário de atendimento ao cliente do Spotify a um usuário do fórum do Mac Rumors. “Lamentamos que isso signifique você não consiga mais utilizar o Web Player como antes. Não podemos dizer se a funcionalidade específica voltará a funcionar”.

No site do Spotify, a lista dos browsers compatíveis incluem apenas o Chrome 45+, Firefox 47+, Edge 14+ e Opera 32+, sem menções ao Safari.

Os usuários ainda conseguem acessar facilmente o serviço utilizando um dos aplicativos oficiais do Spotify, bem como logando a partir de outro navegador, então é improvável que alguém deixe se usar o serviço só por causa disso. O Safari representa uma fatia surpreendente de uso entre os navegadores, são 25,4% de participação segundo o ZDNet, mas isso inclui uma grande quantidade de usuários do iPhone.

O Gizmodo entrou em contato com o Spotify para um comentário e atualizaremos a publicação se tivermos algum retorno.

[The Verge, Engadget]

Imagem do topo: De La Soul em um evento do Spotify, em Nova York, em 2016.