O Android 11 está sendo liberado aos poucos a partir desta terça-feira (8), depois de meses em fase beta. Ele chega primeiro para smartphones Pixel, OnePlus, Xiaomi, Oppo e realme, antes de um lançamento mais amplo. Quanto tempo você terá de esperar depende do fabricante do seu aparelho.

Se você puder fazer o upgrade, aqui estão 15 novos truques que você pode experimentar e que não estão disponíveis em dispositivos que ainda rodam o Android 10 ou versões anteriores.

1. Verifique o histórico de notificações

Dispensou ou adiou uma notificação que você quer ver de novo? Não tem problema: com a nova tela de histórico de notificação no Android 11, você pode acessá-la. Basta ir até Configurações > Apps e Notificações > Notificações e escolher Histórico de Notificações. Detalhe: você só vai conseguir visualizar se este recurso estiver ativado — por padrão, ele fica desativado.

2. Acompanhe as conversas
Funcionalidade mostra conversas organizadas no Android 11. Crédito: Captura de tela

Falando em notificações, o Android 11 agora agrupa os alertas de mensagens, dependendo de qual aplicativo eles vieram, para que você possa ver rapidamente quantas recebeu no WhatsApp e quantas vieram via Hangouts, por exemplo. Para gerenciar isso, vá em Configurações > Apps e Notificações e escolha Conversas.

3. Grave a tela

Há, finalmente, um gravador de tela nativo no Android 11, embora ele não seja tão completo quanto algumas das alternativas independentes. Para acessá-lo, deslize para baixo a partir da borda superior da tela usando dois dedos para abrir as Configurações rápidas e toque no ícone de caneta (canto inferior esquerdo) para ver todos os blocos disponíveis. Arraste o botão Gravação de Tela para o painel acima para ter acesso rápido a ele.

4. Ative os aplicativos sugeridos
Apps sugeridos do Android 11

O Google quer sugerir aplicativos para você no Android 11. Este recurso é baseado nos que você usa com mais frequência. Ele é semelhante à linha que já aparece na gaveta de apps, só que agora também está disponível na tela inicial. Se quiser experimentar, pressione e segure uma parte vazia da tela inicial, escolha Config. tela inicial > Sugestões e ative Sugestões na tela inicial.

5. Adicione mais opções ao menu energia

O menu que aparece quando você pressiona e segura o botão liga/desliga é configurável no Android 11. A atualização adiciona links para dispositivos domésticos inteligentes conectados ao app Google Home, bem como seus cartões do Google Pay (que também apareciam no Android 10). Toque no botão de três pontos no próprio menu ou vá até Configurações > Sistema > Gestos > Menu Liga/Desliga.

6. Tenha mais controle sobre o modo Não Perturbe

No Android 11, modo Não Perturbe permite detalhar pessoas e apps que podem furar o bloqueioaté Configurações > Som e selecione Não Perturbe. Aqui você pode ter mais controle sobre conversas específicas, bem como contatos específicos que podem interromper o modo Não Perturbe, mesmo se o aplicativo em si estiver sem som.

7. Aprove permissões uma vez ou de forma temporária

Além das opções que já estavam presentes, o Android 11 segue o exemplo do iOS e permite que você conceda permissão a um app apenas uma vez. Agora é possível escolher “Somente desta vez” para que um app peça permissão novamente quando for usar a câmera, por exemplo. Você pode gerenciar as permissões de Apps e Notificações em Configurações.

8. Controle a reprodução de mídia nas Configurações Rápidas

Media player no Android 11Os controles de mídia aparecem no painel Configurações Rápidas por padrão, para que você possa rapidamente assumir o controle de suas playlists e até mesmo colocar o áudio em um dispositivo conectado (como um alto-falante Bluetooth). Um miniplayer ainda aparece na tela de bloqueio normalmente, então você também pode controlar por lá o que está ouvindo ou vendo.

9. Aproveite alguns emojis novos

Como de costume com uma nova versão do Android, ela traz consigo suporte para uma série de novos emojis, além de alguns símbolos existentes completamente redesenhados. A lista inclui um gato preto, um rosto sorridente com uma lágrima, um rosto disfarçado (com óculos e bigode), uma foca, uma pena, um bumerangue, dedos na posição de pinça, uma caminhonete, pessoas se abraçando e muito mais.

10. Acesse opções extras do tema escuro

Android 11 tem mais opções de modo escuroO modo escuro (ou tema escuro, como o Android o chama) recebeu um pequeno ajuste no Android 11. Além de poder ligá-lo e desligá-lo manualmente ou programá-lo para mudar nos horários locais do nascer e pôr do sol, o que já era possível no Android 10, você também pode definir horários personalizados para a ativação e a desativação automática. Basta ir até Configurações > Tela > Tema Escuro e escolher Programar.

11. Redimensione janelas picture-in-picture

Se você costuma usar janelas picture-in-picture no Android, saiba que o Android 11 permite redimensionar essas sobreposições. Basta tocar e arrastar em qualquer um dos quatro cantos da janela de vídeo para aumentá-la ou diminuí-la. Você ainda pode tocar e arrastar no meio da janela para posicioná-la em qualquer lugar que desejar na tela.

12. Dê print usando o atalho da tela de Visão Geral

Android 11 tem opções de captura de tela ao tentar alternar entre apps do sistemaA tela Visão Geral — a galeria de apps usados recentemente que aparece quando você arrasta o dedo de baixo para cima e segura — tem algumas novas opções no Android 11. Você pode tocar em Captura de Tela para fazer um printscreen de um dos aplicativos ou usar a opção Selecionar para selecionar textos e imagens dentro de um app — a seleção de texto também é possível no Android 10, mas agora está mais fácil.

13. Priorize conversas

Aqui está outro truque do Android 11 para gerenciar várias conversas de bate-papo com mais facilidade: você pode priorizá-las pressionando e segurando a notificação desejada na aba de notificações e escolhendo Prioridade no menu que aparece. Isso deixa essa notificação fixada no topo da lista. Você também pode mudar as configurações para que essas conversas ignorem o modo Não Perturbe.

14. Fixe itens no menu de compartilhamento

Recurso para fixar apps no Android 11 na opção de compartilharA área de compartilhamento no Android pode ser uma bagunça, mas o Android 11 pode ajudar a mantê-la organizada. Agora, você pode fixar seus aplicativos favoritos para que eles apareçam no início da lista — toque e segure qualquer app no painel e escola a opção Fixar.

15. Acesse o joguinho do gato

Uma nova versão do Android não seria a mesma sem um novo joguinho escondido. Vá em Configurações > Sobre o dispositivo e toque repetidamente em Versão do Android — ao ver o botão, aumente até o 11. Isto desbloqueia um pequeno jogo de gato: pressione o botão liga/desliga e toque sobre o gato. Por fim, toque em Cat Controls e veja outros aplicativos para encontrá-lo e tentar atrair o gato.

Se você não entendeu, pode checar este vídeo do 9to5Google. Está em inglês, mas é relativamente simples de entender o passo a passo.