4 minutos de conversa são suficientes para revelar principais traços de personalidade

Estudo realizado por cientistas britânicos mostrou como o papo furado pode mostrar a personalidade de uma pessoa e melhorar a interação com ela
Quatro minutos de conversa são suficientes para revelar principais traços de personalidade

As conversas de elevador podem dizer muito sobre uma pessoa. Um artigo publicado na revista científica Plos ONE mostrou que são necessários apenas quatro minutos de papo para que um indivíduo revele seus principais traços de personalidade, como a extroversão. 

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, avaliou o comportamento de 338 voluntários, que foram submetidos a jogos de estratégia. Todos os participantes realizaram previamente testes de personalidade e QI. 

Os voluntários foram divididos em dois grupos. Aqueles que estavam no primeiro grupo tiveram a chance de conversar através de um chat online antes do início dos jogos. Depois, precisaram adivinhar aspectos da personalidade de seus parceiros, além de prever se eles agiriam de forma cooperativa ou egoísta durante os desafios. 

A segunda equipe não teve a mesma oportunidade. Eles foram direto para os jogos sem a interação prévia. 

O grupo que ficou de conversa fiada antes das atividades teve um melhor resultado nos desafios. Além disso, os participantes tiveram boas pontuações prevendo a personalidade e o QI dos parceiros, embora fossem propensos a projetar seus próprios traços de personalidade no outro.

Era necessário investir dinheiro em alguns jogos. Nesses, os voluntários que conversaram tenderam a contribuir com um valor 30% maior do que aqueles que não o fizeram. Basicamente, os voluntários agiam de forma mais cooperativa se acreditassem que seu parceiro era extrovertido.

Dessa forma, os cientistas concluíram que interações curtas e aparentemente banais ajudam os seres humanos a prever a personalidade de outros indivíduos. Consequentemente, a pessoa tem mais facilidade quando precisa interagir ou mesmo trabalhar com o outro no futuro. Lembre-se disso quando encontrar algum colega pelos corredores da firma. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas