4K na Copa do Mundo: tudo o que você precisa saber

Globo vai transmitir Copa do Mundo, mas TV digital brasileira suporta no máximo a resolução Full HD. Veja o que fazer para acompanhar a competição em 4K
Copa do mundo em 4k
Imagem: Pexels/Reprodução

Falta menos de um mês para a Copa do Mundo do Catar e os torcedores brasileiros poderão acompanhar todas as emoções, já que o Mundial terá as partidas transmitidas pelos canais Globo em várias plataformas.

Para acompanhar a Copa da melhor forma possível, os apaixonados por futebol têm investido em televisores de alta resolução, mas um modelo específico ganha cada vez mais popularidade: as TVs de resolução 4K.

Embora não sejam baratos, a entrada de novas marcas no mercado brasileiro diminuiu o preço destes produtos, democratizando um pouco o acesso a TVs de alta resolução.

Um levantamento da consultoria GFK mostra que a venda de aparelhos de TV aumentou 16% durante a pandemia. Conforme as pessoas passavam mais tempo em casa, a necessidade e a procura por dispositivos que melhorassem a experiência com consumo de entretenimento aumentou bastante, o que resultou em uma explosão nas vendas de vários equipamentos tecnológicos. E as TVs 4K são um deles.

O Giz Brasil fez um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre o sistema 4K na Copa do Mundo. Acompanhe:

TV digital suporta no máximo resolução Full HD

Como a TV Globo adquiriu os direitos de transmissão junto à Fifa, vai transmitir a competição com exclusividade na TV aberta. No entanto, se o torcedor brasileiro quiser acompanhar a Copa do Mundo em 4K, mesmo com um televisor que suporte esta resolução, terá alguns desafios.

O principal: na tecnologia de TV digital disponível hoje no país, a resolução máxima suportada é a Full HD. Mesmo que a televisão suporte resoluções mais altas, o torcedor poderá assistir aos jogos em, no máximo, 1080p. Assim, para acompanhar o Mundial em resolução 2160p, o 4K, terá que recorrer à TV por assinatura ou streaming.

Como acompanhar a Copa em 4K na TV fechada

Os canais fechados SporTV, do grupo Globo, são as opções para assistir o Mundial em 4K. Para isso, basta realizar a assinatura de algum plano que tenha estes canais no pacote. É necessário verificar também se a operadora contratada viabiliza a resolução UHD para a exibição.

Como acompanhar a Copa em 4K no streaming

Outra opção é o serviço de streaming Globoplay. Entre suas modalidades assinatura, inclui o plano “Globoplay + Canais Ao Vivo”, ao custo de R$ 42. O plano disponibiliza todo o conteúdo de séries e filmes do serviço, além dos canais do grupo Globo, o que inclui os esportivos SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, todos com resolução 4K.

Velocidade da internet

Quanto maior a resolução, maior o volume de dados processados pelo televisor, por isso, caso o telespectador opte por acompanhar o torneio em 4K no streaming, ele precisará também investir em um bom plano de internet. O recomendado para executar os conteúdos em ultradefinição com fluidez é um serviço de aproximadamente 30 Mbps de velocidade de download.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas