6 alternativas ao Twitter, caso a rede saia do ar

Nova crise interna no Twitter ameaça tirar a plataforma do ar. Confira as opções antes que a rede fique offline
5 alternativas ao Twitter, caso a rede saia do ar
Imagem: Twitter/Reprodução

A novela do Twitter continua. Após demitir milhares de funcionários, o bilionário Elon Musk agora enfrenta uma nova crise interna: a debandada de colaboradores que trabalham em áreas críticas da rede social.

Diante da preocupação de uma sabotagem interna — com a plataforma podendo sair do ar a qualquer momento –, a hashtag #RIPTwitter começou a ser tendência – com usuários postando lápides e epitáfios afirmando que o bilionário matou a rede social.

Se você está entre aqueles preocupados com o fim do Twitter e pensando em abandonar a plataforma, aqui estão algumas redes sociais alternativas para você experimentar:

Mastodon

Esta é considerada a melhor alternativa para os refugiados do Twitter. Ela é baseada em código aberto, não tem anúncios e conta com ferramentas para migrar contas da nova rede social de Musk. Segundo a própria Mastodon, mais de um milhão de pessoas entraram na plataforma desde 27 de outubro – quando foi anunciada a venda do Twitter ao magnata.

Koo

Outra rede social que está viralizando com o potencial “fim do Twitter” é a indiana Koo. A plataforma é muito parecida com o Twitter, com a diferença que nela é possível criar textos com até 500 caracteres. O mascote da Koo também é um passarinho e, no Brasil, ela tem potencial de bombar por conta dos trocadilhos e memes envolvendo o nome da plataforma.

Tumblr

O Tumblr existe há tanto tempo quanto o Twitter, mas ele vem reconquistando espaço, por ser uma alternativa de microblog – com foco principalmente em imagens –, além de possuir uma interface simples e colorida. Ela é administrada pela Automatic, que também é dona da plataforma de blogs e sites WordPress.

Counter.Social

Para quem prefere regras mais rígidas contra trolls e fake news, a Counter.Social é uma boa pedida. Em vez do feed tradicional, a plataforma funciona por meio de uma série de colunas – parecido com o Tweetdeck. Grande parte da rede social é baseada em código aberto e também não há publicidade.

Discord

Pensado inicialmente para ser uma plataforma de discussão, o Discord tem se tornado uma boa opção por permitir criar comunidades mais privativas e divididas por assunto. Por exemplo, é possível criar servidores separados para manter contato com o pessoal do trabalho, criar um fã-clube ou reunir grupos de amigos.

Facebook

Apesar dos algoritmos, publicidade e problemas de privacidade, ainda há muitas pessoas usando o Facebook. Para quem sente falta de acompanhar conteúdos publicados por amigos e familiares, a rede de Mark Zuckerberg também pode ser visto como uma alternativa ao Twitter.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas