5 museus de ciência brasileiros que valem a pena conhecer
Um feriado é o momento ideal para sair da rotina e fazer uma programação diferenciada, mesmo que seja na sua própria cidade. E se você ainda não visitou algum museu de ciência, está na hora: além de passear, você também aprende vendo de perto os fundamentos de ciências naturais e da história.
Para te guiar por alguns dos mais legais museus de ciências brasileiros, o Giz Brasil preparou uma lista. Confira!
Museu Paraense Emílio Goeldi – Belém (PA)
Fundado em 1866, fica em Belém, no Pará, e é um dos mais antigos museus de história natural do Brasil. Hoje, é um dos maiores museus brasileiros e também é um renomado centro de pesquisa científica e conservação, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Por lá você encontra coleções extensas de botânica, zoologia, antropologia e arqueologia, sempre destacando a biodiversidade da Amazônia. Não à toa, o instituto também é conhecido como Museu da Amazônia.
Além disso, o Museu Goeldi realiza estudos sobre comunidades indígenas e populações locais, contribuindo para a compreensão e preservação do ecossistema amazônico.
Museu do Homem Americano – São Raimundo Nonato (PI)
O Museu do Homem Americano é uma aula de história e o legado da arqueóloga Niede Guidon. Fundado em 1986, exibe artefatos e fósseis de populações humanas antigas, proporcionando insights sobre a ocupação humana na região.
Com sítios arqueológicos emblemáticos, como a Serra da Capivara, o museu desempenha um papel vital na compreensão da evolução cultural e biológica das populações americanas antigas.
O museu fica em São Raimundo Nonato, no Piauí, e é também um importante centro de pesquisa arqueológica focado na pré-história do continente americano.
Espaço Ciência – Recife (PE)
O Espaço Ciência é um museu interativo de Recife, Pernambuco, totalmente dedicado à divulgação científica e tecnológica. Ele foi inaugurado em 1996 com a ideia de tornar a ciência acessível e interessante para o público em geral, especialmente estudantes.
Por isso, o espaço oferece experimentos práticos e exposições interativas e educativas que abrangem diversas áreas da ciência, como física, química, biologia e astronomia.
Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (RJ)
O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, é uma icônica instalação cultural voltada para a exploração das transformações sociais e ambientais do futuro. Inaugurado em 2015, o museu combina ciência, arte e tecnologia para abordar questões globais, como sustentabilidade, mudanças climáticas e inovação.
Suas exposições interativas e instalações audiovisuais estimulam os visitantes a refletir sobre o impacto das ações humanas no planeta. A pergunta que abre sua exposição principal é “Vamos, juntos construir os Amanhãs que queremos?“
Todas as projeções de futuro trabalhadas no museu são feitas com base em pesquisas científicas realizadas mundo afora.
Museu de Zoologia da USP – São Paulo (SP)
O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) é um centro de pesquisa e divulgação da biodiversidade animal. Seu acervo pertencia ao Conselheiro Francisco Mayrink, que doou tudo ao Governo do Estado de São Paulo.
Depois, fez parte do Museu Paulista e só em 1941 a coleção chegou ao atual prédio, que fica atrás do Museu do Ipiranga (aliás, outro museu incrível para conhecer!).
Hoje, o Museu de Zoologia da USP abriga vastas coleções de animais taxidermizados, esqueletos e amostras preservadas, que são utilizadas para estudos científicos e com fins educativos.