Diversas tecnologias inovadoras estão sendo desenvolvida atualmente, sendo que muitas delas estão evoluindo tão rápido que identificar aquelas que vão impactar verdadeiramente o mundo pode ser algo desafiador.

Talvez não haja exemplo melhor da importância de tecnologias emergentes como a introdução do smartphone ou da internet em nossas vidas, algo que impactou o dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Por isso, aqui estão apenas cinco exemplos das dezenas de tecnologias emergentes com potencial para mudar o mundo até o final desta década.

6G

Antenas de telecom
Imagem: Pexels/Reprodução

Enquanto o 5G ainda é uma novidade, empresas, institutos de pesquisa e governos começam a desenvolver a geração seguinte, o 6G. Estima-se que a novidade deverá chegar por volta de 2028.

Enquanto o 5G promete viabilizar tecnologias como Internet das Coisas (IoT), carros autônomos e telemedicina, o 6G deverá comportar transmissões holográficas, o Metaverso, além de sistemas avançados de inteligência artificial.

Alguns especialistas acreditam que o 6G poderá atingir velocidades de até 1 Tbps, cerca de mil vezes mais rápido que o 5G.

Conforme a tecnologia avança, os consumidores continuarão a consumir dados da internet a taxas cada vez maiores, por meio de redes de comunicação instantânea entre usuários, dispositivos, veículos e o ambiente ao redor.

Tecnologias de biometria

Tecnologias de biometria
Imagem: Pixabay/Reprodução

O uso da biometria já é algo comum em smartphones e notebooks. Entretanto, conforme a tecnologia melhora, ela deverá, de fato, acabar com a necessidade dos usuários de ter que decorar senhas.

A maioria das pessoas usa senhas fáceis demais ou as altera com pouca frequência, o que é um prato cheio para violações de segurança e invasões por hackers.

Dessa forma, a biometria – utilizando marcadores biológicos, como rosto, voz ou impressão digital – é considerada uma tecnologia emergente e necessária para tornar mais seguro o acesso aos diferentes tipos de sistemas e plataformas online.

Casas impressas

A tecnologia das impressoras 3D avançará ao ponto que será possível “imprimir” casas em grande escala e em apenas 24 horas, fornecendo abrigo para famílias em locais remotos e que não existem redes de transporte de materiais de construção.

Em demonstrações recentes, essas impressoras podem utilizar materiais de origem local, como argila, areia e fibras, barateando os custos de construção, além de possibilitar moradias robustas e sustentáveis, principalmente, naqueles países que são mais pobres.

Blockchain

Rede blockchain
Imagem: Pixabay/Reprodução

Muito além do mercado de criptomoedas, a rede Blockchain poderá ser aplicada muito em breve em uma ampla gama de aplicações. O grande benefício da Blockchain é que ela é uma rede criptografada altamente segura, em que nenhum país ou organização pode acessar, alterar ou apagar algum dado sem as devidas permissões.

Essa rede segura poderá ser usada para armazenar e compartilhar registros médicos, sustentar votações online, rastrear cadeias de suprimentos internacionais, além de suportar aplicativos de segurança cibernética.

Inclusive, o Blockchain poderá ser a base para a chamada Web3. A ideia é que a tecnologia diminua o monopólio das Big Techs, possibilitando que os dados dos usuários sejam armazenados na rede Blockchain, em vez dos servidores de grandes corporações.

Computação quântica

Primeiro computador quântico da IBM
Imagem: IBM/Divulgação

Por mais que não veremos computadores pessoais quânticos tão cedo, a computação quântica deverá ser a base de muitas das tecnologias emergentes desta lista.

A adoção da tecnologia permitirá que o Big Data se torne algo gerenciável, com rapidez e precisão nunca visto antes. A computação quântica poderá reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, realizar simulações matemáticas rápidas, além de resolver inúmeros problemas do cotidiano.

Essas soluções nos aproximam de um futuro parecido como os de filmes de ficção científica, como em “Minority Report”, em que é possível prever o futuro a partir de comportamentos do passado.