O Google fez o Street View pensando que você sempre poderia dar uma olhada em como seu destino é antes de você chegar lá. Mas não é só pra isso que ele serve! Além da caminhada virtual, existem alguns usos muito interessantes para o Street View que você pode usar com mais frequência.

Com a adição do Street View no Google Maps nos navegadores de smartphones, o pessoal do Lifehacker começou a pensar: será que tem mais algum uso pro Street View além do que já fazemos? Nós perguntamos no Twitter e conseguimos uma lista de alguns usos realmente interessantes:

Dê uma volta na vizinhança antes de comprar/alugar uma casa ou apartamento. Um tour pela vizinhança com Street View atualizado pode te dizer muito sobre a área. Dê uma volta e veja quais são as lojas e os restaurantes mais próximos ou quão longe você estaria do ponto de ônibus ou estação de trem. Faça a rota pelo Street View — você vai perceber que “uma quadra” pode significar “ande três quadras pelas vielas” bem rapidamente.

Procure lugares para estacionar antes de ir para um novo restaurante ou para uma entrevista. Usando o Street View para observar seu destino é uma coisa, mas utilizá-lo para ver onde você pode estacionar o carro ou ver onde é a estação de trem ou ponto de ônibus mais próximo é uma boa idéia. Com isto você evita perder um tempo precioso procurando por vagas parar o carro ou andando por aí enquanto podia estar comendo, passeando com amigos, ou pior, em uma entrevista.

Procure pontos de interesse úteis próximos ao seu destino. Se você estiver planejando um passeio pela cidade, veja onde estão os banheiros públicos. Se for uma viagem de bicicleta, veja onde pode estacioná-las. O Street View pode ajudar muito, mostrando alguns lugares nas redondezas.

Descubra o endereço de alguns destinos. Quando você sabe como chegar, mas não tem o endereço exato para colocar no buscador, o Street View pode ajudar. Dirija virtualmente até o lugar pela visão do satélite e ative o Street View. O Google fornece o endereço aproximado imediatamente.

Navegue por cruzamentos caóticos antes de chegar lá. Quando conversei com o How-To-Geek sobre como ele usava o Street View, ele destacou quão útil o serviço é para navegação, mas afirmou que ele é especialmente útil no exterior, quando passeamos por cruzamentos que não conhecemos. Desta maneira você não ficaria perdido ou confuso quando chegasse lá.

Use as paisagens do Street View como fonte de inspiração para arte ou para se ambientar em livros. Quando perguntei no Twitter, algumas pessoas sugeriram que o Street View fosse usado como referência. Você pode utilizar de base caso esteja escrevendo um livro ou recriando a arte de um tipo de vizinhança ou paisagem específica. O Street View pode ajudar mesmo quando você já esteve no local.

Faça uma viagem nostálgica. Eu costumo ir para os lugares da minha infância com o Street View. Visitei o antigo lar dos meus avós, a escola onde estudei e minha velha casa. Passear por lugares que você conhecia muito bem pode ser divertido. Você pode perceber como as coisas mudaram.

Procure por imagens interessantes, assustadoras ou engraçadas. Tem dúzias de projetos de arte do Street View dedicados a isso, mas um dos que se destacam é o projeto 9-Eyes, do Jon Rafman. Ele encontrou algumas fotos interessantes, outras assustadoras. Você pode tentar o mesmo, não é difícil encontrar algumas imagens interessantes no dia-a-dia da sua comunidade.

O Street View é uma excelente ferramenta de navegação — eu, em especial, amo como o Google Maps para Android abre o Street View quando você alcança seu destino, permitindo que  eu dê uma olhada em como é o local e reconheça onde você está. Ainda assim, não é só pra isso que o Street View serve. Agora ele está disponível em todo lugar (até no iOS 6, via webapp), então você pode usá-lo sempre que precisar, tirando o máximo dele. [Ilustração por Dominick Rabrun]