A balada que nunca rolou: fotos de festa geradas por IA viralizam
O desenvolvedor Miles Zimmerman viralizou nas redes sociais com uma festa gerada por inteligência artificial. As imagens realistas, que pareciam fotografias, mostravam pessoas curtindo um evento em casa. Elas foram criadas pelo Midjourney.
“O Midjourney está ficando incrivelmente poderoso – nenhuma dessas fotos são reais e nenhuma das pessoas existe”, escreveu Zimmerman em sua publicação no Twitter, que já contam com mais de 30 milhões de visualizações.
Nas primeiras imagens, mulheres sorriem para as fotos e seguram uma câmera. Já na postagem seguinte, homens brindam e exibem seus copos de bebida.
Zimmerman ainda acrescenta que a IA tende a mostrar um maior número de pessoas brancas e do gênero feminino.
“Tive que ser específico para conseguir pessoas de IA com aparência masculina – e mesmo assim, a variação é um desafio. Definitivamente, o padrão é pessoas brancas quando você pergunta por ‘pessoas'”, escreveu em outro tweet.
I had to be specific in order to get male-looking AI people—and even then, variation is a challenge. It definitely defaults to white people when you ask for “people”. pic.twitter.com/x3P0LKL7MU
— Miles (@mileszim) January 13, 2023
Apesar de as imagens parecerem bastante fiéis à realidade, usuários do Twitter identificaram erros que sugerem que os indivíduos nas fotos não existem. Em uma das fotografias, um perfil apontou uma tatuagem desbotada e um vestido aparentemente incompleto.
Além disso, entre alguns dos “defeitinhos” mais comuns, estão excesso de dedos nas mãos e de dentes nas bocas. Na mesma foto, a mulher que segura a câmera Polaroid tem uma enorme quantidade de dedos em sua mão esquerda. Outra imagem, que mostra um homem levantando um copo branco e vermelho, parece ter uma mão flutuando no ar.