“A Pequena Sereia”: Halle Bailey seguiu conselho de Beyoncé para lidar com ataques racistas

Atriz e cantora vem sofrendo ataques racistas desde 2019, quando foi anunciada para o papel. Filme estreia em 26 de maio
Halle Bailey
Imagem: Reprodução/Disney

Desde que foi escalada para viver “A Pequena Sereia” no live-action da Disney, a atriz e cantora Halle Bailey, que é negra, sofreu diversos ataques racistas. A hashtag #NotMyAriel (”não é a minha Ariel”) chegou a ficar em alta em 2019, quando Bailey foi anunciada no papel. 

A principal justificativa é que o live-action não segue a animação original de 1989, que retrata uma jovem branca e ruiva.

O primeiro trailer de “A Pequena Sereia”, lançado em 2022, sofreu uma chuva de dislikes no YouTube, além de diversos comentários racistas. A situação não foi diferente com o lançamento do teaser mais recente. 

“Como uma pessoa negra, você já espera essas coisas. Então, deixa de ser um choque”, afirmou a atriz, em entrevista à revista The Face. “As pessoas não entendem que, quando você é negro, existe toda uma comunidade. É muito importante para nós vermos a nós mesmos [representados no cinema]”, explica. 

Para aguentar os comentários racistas, Halle contou com a mentoria de ninguém menos do que Beyoncé. Segundo a atriz, a cantora deu um conselho a sua irmã Chlöe Bailey, com quem forma uma dupla musical, que ela também tomou como referência para sua vida e tem seguido à risca.

“Quando [Chlöe e eu] assinamos pela primeira vez com a Parkwood [empresa de entretenimento de Beyoncé], Beyoncé sempre dizia: ‘Eu nunca li meus comentários [nas redes sociais]. Nunca leia os comentários.’”, contou.

A Disney e os envolvidos no projeto vêm defendendo a escolha da artista desde o anúncio oficial feito ainda em 2019, lembrando aos críticos de que sereias não existem de verdade. Além disso, muitos fãs também se mobilizam na internet para defender Halle para o papel, apontando como uma das cantoras mais promissoras de sua geração.

O primeiro trailer também causou muitas reações imensamente positivas entre garotas negras que se surpreenderam ao ver Halle Bailey como Ariel. Em vídeos que viralizaram no ano passado nas redes sociais, diversas crianças expressaram felicidade e surpresa ao ver a personagem.

A própria Halle se emocionou ao ver as meninas negras reagindo ao trailer, e compartilhou um compilado com diversos vídeos em suas redes sociais. O live-action conta com muitos fãs que aguardam o lançamento da produção e que fazem questão de demonstrar seu suporte à escolha da atriz para viver a sereia da Disney. 

Detalhes de “A Pequena Sereia”

O novo live-action de “A Pequena Sereia” está sendo anunciado como uma releitura do clássico musical de animação da Disney que foi vencedor do Oscar em 1989.

A história conta sobre Ariel, a mais nova das filhas do Rei Tritão. Ela que sonha em conhecer o mundo além-mar e, ao visitar a superfície, apaixona-se pelo príncipe Eric. Embora as sereias sejam proibidas de interagir com os humanos, Ariel deve seguir seu coração. Então, ela faz um trato com a bruxa do mar, Úrsula, que lhe dá a chance de experimentar a vida na terra — o que acaba colocando a coroa de seu pai em risco.

O live-action terá Rob Marshall (“O Retorno de Mary Poppins”) como diretor e roteiro de Jane Goldman (“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”). Já Alan Menken (“Aladdin”) e Lin-Manuel Miranda (“Em um Bairro de Nova York”) ficarão responsáveis pela trilha sonora, que deve contar com faixas da animação clássica e também com adição de canções originais. 

A produção é estrelada pela cantora/atriz Halle Bailey (“Grown-Ish”) como Ariel, Daveed Diggs (“Expresso do Amanhã”) como a voz de Sebastião; Jacob Tremblay (“O Quarto de Jack”) como a voz de Linguado; Awkwafina (“Raya e o Último Dragão”) como a voz de Sabidão; Jonah Hauer-King (“A Caminho de Casa”) como o Príncipe Eric; Art Malik (“Homeland”) como Sir Grimsby; Noma Dumezweni (“O Retorno De Mary Poppins”) como a Rainha Selina; com o vencedor do Oscar Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) como o Rei Tritão; e a duas vezes indicada ao Oscar Melissa McCarthy (“Missão Madrinha de Casamento”) como Úrsula.

A nova versão de “A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio de 2023 nos cinemas. Relembre o teaser mais recente:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas