Adeus, Hangouts! Usuários serão migrados para o Google Chat
Como já era esperado, o Google começará a partir do próximo mês a migrar, automaticamente, os usuários do antigo Hangouts para o novo Google Chat.
Segundo a empresa, a migração gradual — que levará várias semanas — começará a partir de 22 de março, afetando inicialmente os usuários corporativos da plataforma Google Workspace, incluindo os clientes do G Suite Basic e Business.
Os históricos de conversas existentes serão transferidos para o Google Chat, exceto em “alguns casos especiais”, os quais o Google não esclareceu.
A expectativa é que os usuários da conta gratuita do Gmail também serão migrados em algum momento no futuro.
O fim do Hangouts
O Google afirma que o domínio Hangouts.google.com ainda continuará funcionando, mas não será possível reverter a migração. Ao tentar acessar o Hangouts clássico no Gmail ou na versão Web, bem como os aplicativos, os usuários serão redirecionados para o novo sistema. As configurações do Hangouts também serão removidas do Admin Console.
Já a extinção total do serviço ocorrerá apenas quando o Google Chat se tornar o aplicativo de bate-papo padrão para todos os usuários. Vale lembrar que o Hangouts já havia substituído o antigo Google Talk, descontinuado em 2017, e que agora dará lugar ao Google Chat.
Que venha o Google Chat
O fim do Hangouts era prometido pelo Google desde 2019, mas o plano — dividido em vários estágios — foi adiado até meados do ano passado.
Na nova versão do Gmail, já era possível supor que o Google Chat ganharia um maior destaque. A ferramenta de mensagens instantâneas foi integrada à nova interface do serviço de e-mail e funcionando em paralelo aos aplicativos Meet e Spaces.
Para quem deseja exportar os dados do Hangouts, o Google oferece um tutorial de como realizar este procedimento.