Se você costuma usar a versão Lite do Messenger para ocupar menos espaço no celular, já era! A Meta anunciou que vai descontinuar o aplicativo no Android a partir de 18 de setembro.
Inclusive, a empresa já removeu o app da Google Play Store. Ou seja, já não é mais possível fazer download, se você ainda não o tem baixado no seu dispositivo Android.
A versão Lite do aplicativo de mensagens instantâneas vinculado ao Facebook ficou popular por ser mais leve, ocupando menos memória, mas possui menos recursos que o app tradicional. A big tech não revelou o motivo do encerramento do Messenger Lite.
O histórico de conversas vai continuar disponível no Messenger. Mas os usuários do app Lite estão recebendo um alerta na plataforma. Ele diz “Use o Messenger para continuar conversando”, pedindo que as pessoas migrem para a versão principal do aplicativo, disponível na App Store e Google Play Store.
A Meta confirmou a desativação do app em comunicado ao site TechCrunch. “A partir de 21 de agosto, as pessoas que usam o aplicativo Messenger Lite para Android serão direcionadas ao Messenger ou FB Lite para enviar e receber mensagens no Messenger”, disse um porta-voz da companhia de Mark Zuckerberg.
O anúncio do encerramento do app chega logo após outra grande mudança do mensageiro da Meta para Android. No início do mês, a Meta anunciou que os usuários não poderão mais usar o Messenger como seu aplicativo de SMS padrão no Android. A medida vale a partir de 28 de setembro.