Algumas praias da Flórida reabriram nesta semana, apesar da pandemia de coronavírus, e isso fez um advogado a colocar uma foice na mão e sair por aí para ajudar os banhistas a entender melhor por que essa ideia é tão estúpida.

Em um vídeo que viralizou no Twitter na sexta-feira (1º), o que a princípio parece uma entrevista de notícias local padrão se transforma em uma cena que mais parecia saída de um dos filmes Todo Mundo em Pânico. O advogado e morador local Daniel Uhlfelder entra na praia vestido com um conjunto completo de Grim Reaper — o Ceifador ou a Morte, como chamamos aqui no Brasil. Seria assustador se não fosse tão hilário ver a própria Morte conversando calmamente no microfone enquanto os banhistas tomam sol atrás dela.

“Estou aqui hoje para tentar defender que acho prematuro abrirmos nossas praias”, disse ele ao canal de TV ABC 13 em Miramar Beach, no Condado de Walton. “É muito cedo e não é apropriado.”

A aparição de sexta foi apenas uma parada no que Uhlfelder chamou de “Grim Reaper Beach Tour” — uma viagem pelo litoral da Flórida como o “Covid Grim Reaper” para alertar as pessoas para ficar em casa ou correr risco de… bem, você entendeu a ideia. Além de assombrar praias, no entanto (por mais divertido que seja por si só), também é um esforço para arrecadar dinheiro para candidatos democratas que concorrem ao Congresso em todo o país.

No passado, Uhlfelder foi um feroz defensor do acesso público à praia na Flórida, até entrando em batalhas jurídicas com Mike Huckabee, ex-governador do Arkansas, por causa da propriedade privada em torno de sua casa na Flórida. Mas diante de uma crise de saúde pública que matou mais de mil pessoas no estado, ele se empenha em lutar para manter os banhistas afastados. O advogado também vai processar o governador da Flórida Ron DeSantis, depois que o governador antecipou a primeira fase de reabertura do estado.

“Ainda não temos dados confiáveis ​​sobre o número de infecções, quase nenhum teste e uma quantidade limitada de profissionais de saúde e recursos no Condado de Walton para lidar com essa pandemia”, disse Uhlfelder em um comunicado de imprensa reportado pelo Pensacola News Journal.

“Nessas circunstâncias, não vejo razão racional para abrir nossas praias e chamar dezenas de milhares de turistas para entrar em nossa comunidade. Se, ao me vestir como o ‘Ceifador’ e caminhar pelas nossas praias, eu puder fazer as pessoas pensarem e potencialmente ajudar a salvar uma vida, já valeu a pena.”

E com uma série de outras praias da Flórida programadas para reabrir nas próximas semanas, parece que o Covid Grim Reaper terá muitos lugares para assombrar.