Tecnologia

Agora no Brasil: motoristas do Uber vão gravar vídeos de passageiros

Empresa expandiu os testes do recurso de gravação de vídeo para mais três cidades brasileiras. Veja onde o recurso já está disponível
Imagem: Stock Catalog/Flickr/Reprodução

A Uber anunciou a expansão de seu programa de gravação de vídeos a partir do aplicativo do motorista. Na atual fase, o projeto será testado por alguns parceiros selecionados de Curitiba (PR), Manaus (AM) e São José dos Campos (SP).

Além das novas cidades, a funcionalidade já passa por testes em Campinas e Santos, em São Paulo, João Pessoa, capital da Paraíba, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e algumas cidades selecionadas dos Estados Unidos.

“Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente”

É importante lembrar que a empresa já permite que os usuários utilizem câmeras próprias para filmar o que acontece dentro do veículo. Nestes casos, o motorista precisa cadastrar o dispositivo no app, que notifica e informa ao passageiro que ele está sendo gravado na viagem.

A novidade do novo recurso em teste é que a opção de gravação já estará disponível nativamente dentro do aplicativo, o que possibilitará filmagens sem a necessidade de usar ferramentas alternativas.

Com o recurso ativado, a gravação começa pouco antes do embarque do passageiro e termina aproximadamente 20 segundos após o desembarque. Motoristas, passageiros e nem mesmo a Uber terão acesso ao arquivo, que ficará protegido por criptografia.

É importante destacar que, além da empresa de transporte, autoridades policiais também poderão solicitar as imagens para conduzir investigações próprias.

O recurso chega após a empresa de transporte por aplicativo liberar o recurso de gravação de áudio, que também tem como objetivo oferecer maior segurança para o condutor e, caso seja necessário, evidências materiais em investigações de incidentes.

“Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber”

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas