O Bitcoin está a um passo de ficar disponível para as massas. Pelo menos no que depender das lojas Walmart que oferece a moeda em um quiosque da Coinstar.

A Coinstar, parceira do supermercado, oferece quiosques que permitem a transação da moeda. É possível comprar bitcoin por meio de uma colaboração com a Coinme, uma companhia de carteiras criptográficas que fornece caixas eletrônicos bitcoin. O novo serviço da Coinstar foi confirmado pela CoinDesk na quinta-feira (21).

“A Coinstar, em parceria com a Coinme, lançou um piloto que permite que seus clientes usem dinheiro para comprar bitcoin”, disse um representante do Walmart à CoinDesk. “Existem 200 quiosques Coinstar localizados dentro das lojas do Walmart nos Estados Unidos que fazem parte deste projeto.”

Comprar bitcoin parece ser relativamente simples. Em seu site, que tem uma seção muito longa de perguntas frequentes, a Coinstar explica que primeiro você deve criar uma conta Coinme. Depois disso, você pode ir ao seu Walmart mais próximo com um quiosque participante – apenas 200 quiosques em lojas selecionadas da rede de varejo fazem parte do piloto, então certifique-se de verificar se o que visitou oferece o serviço – e compre bitcoin com dinheiro.

Curiosamente, você só pode comprar bitcoin com notas de papel, não moedas. Ele também não trará troco, portanto, leve a quantia exata que deseja comprar em dinheiro. Além disso, o Coinstar só permite que os usuários comprem bitcoin, e não vendam o bitcoin que já possuem.

Depois de concluir sua compra, o quiosque Coinstar lhe dará um voucher com um código para que você possa resgatar na Coinme. Todas as compras vêm com uma taxa de transação de 4%, parte da qual vai para o Walmart, e uma taxa de câmbio de 7% em dinheiro. Uma conta Coinme, que fornece aos usuários uma carteira de criptografia gratuita, é necessária para obter acesso ao seu bitcoin.

Assine a newsletter do Gizmodo

No que diz respeito à privacidade de dados, a Coinstar exige que os clientes forneçam um número de telefone válido para usufruir da compra, mas afirma que não armazena quaisquer outros dados confidenciais de pessoas que comprem bitcoin. A Coinme, por sua vez, realiza uma verificação de “Conheça Seu Cliente” para confirmar a identidade dos usuários, que inclui o fornecimento de uma carteira de motorista ou identidade estadual e a confirmação de que o usuário é maior de 18 anos. 

Embora o piloto da Coinstar seja pequeno no momento, a empresa tem muitos planos para a criptomoeda. Ela planeja expandir as tentas em mais de 10 mil e permitir a compra de diferentes criptomoedas até o final do ano. Ainda não há informações se as lojas ao redor do mundo fornecerão o serviço.