“Ainda Estou Aqui”: quando o filme com Fernanda Torres chega aos cinemas
Neste sábado (7), o filme nacional “Ainda Estou Aqui” venceu o prêmio de melhor roteiro (de Murilo Hauser e Heitor Lorega) no circuito competitivo do Festival de Cinema de Veneza. Ovacionado, o longa-metragem de Walter Salles (diretor de “Central do Brasil”), recebeu 10 minutos de aplausos do público.
Embora “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar, tenha recebido o prêmio principal do festival, o Leão de Ouro”, o novo filme brasileiro promete representar bem o país em futuras premiações. E, quem sabe, conseguir uma indicação ao Oscar.
A expectativa dos brasileiros é grande, visto que o longa estrela Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro. Vale lembrar que a mãe perdeu o Oscar em 1999 — a qual era a favorita — por seu papel em “Central do Brasil” para Gwyneth Paltrow, com “Shakespeare Apaixonado”.
Mas ainda vai demorar um pouco para o público descobrir se “Ainda Estou Aqui” é digno de Oscar. Isso porque o filme ainda não tem data oficial para chegar às salas de cinema do país. A expectativa é que a estreia ocorra apenas em 2025.
A Sony Pictures Releasing será a responsável por fazer a distribuição internacional do filme, através do selo Sony Pictures Classics. Porém, como o filme é uma coprodução original Globoplay com a Arte France e a Conspiração, ele também deverá ser lançado no streaming algum tempo depois dos cinemas (ou mesmo simultaneamente).
Por enquanto, ele deve continuar em exibição em mais festivais internacionais antes de sua estreia nas telonas.
Sobre o que é “Ainda Estou Aqui”?
O novo filme narra a história de Eunice Paiva (Torres) em busca pelo marido — o engenheiro civil e deputado Rubens Paiva, exilado pela ditadura militar na década de 1970. O longa mostra como ela se tornou uma ativista dos direitos humanos.
O longa adapta a trama do livro homônimo do escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, de 2015, filho de Rubens Paiva. Assassinado pelo ex-tenente do Exército Antônio Fernando Hughes de Carvalho, a morte do político foi confirmada em 2014, 40 anos após seu desaparecimento.
Além de Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui” conta com Selton Mello como Rubens Paiva, bem como Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Valentina Herszage e Fernanda Montenegro no elenco.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui” abaixo:
Leia também no Giz Brasil: O único Oscar do Brasil: conheça Luciana Arrighi, de 84 anos, nascida no Rio.