Os principais bancos do Brasil já possuem alertas via aplicativo que ajudam a manter seu dinheiro seguro caso você seja vítima de um golpe.

Mas como saber que uma compra está sendo feita no seu cartão naquele exato momento? E como avisar o banco que você está sendo vítima de uma fraude? Bom, hoje, já é possível fazer tudo isso — e, com sorte, ainda recuperar seu dinheiro caso o golpe se concretize.

Confira quais recursos estão disponíveis nos principais bancos e como usá-los.

SMS

De modo geral, todos os bancos oferecem a ferramenta de alerta por SMS. Toda vez que o cliente efetua uma compra com seu cartão de crédito, instantaneamente ele recebe uma SMS mostrando o valor e local da compra.

Alguns bancos não oferecem esse serviço sem um pedido. Para ativar esse recurso, basta ligar na sua instituição financeira e pedir a adesão. Em alguns casos, é cobrado uma pequena taxa, mas nada caro.

WhatsApp

Dois dos principais bancos do Brasil já trabalham com a ferramenta de WhatsApp para alertar seus clientes sobre possíveis fraudes. O Itaú e o Bradesco.

Ambos tem uma ferramenta de alerta imediato direto no aplicativo de mensagem. O recurso funciona quando o monitoramento do banco apontar alguma movimentação financeira suspeita.

Ao notar a transação duvidosa, o banco envia uma mensagem para o dono da conta questionando a movimentação, dando ainda a possibilidade de bloquear o cartão diretamente pela conversa.

Além dos alertas, bancos como o C6 e o Banco do Brasil oferecem aos seus clientes a possibilidade de realizar transações através do mensageiro.

Para ativar esse recurso, os bancos recomendam ligar para sua central de atendimento. Também é possível fazer a adesão diretamente pelo app da instituição financeira.

Aplicativos

Por falar em app, além de facilitar transações e consultas, eles também servem para emitir alertas sobre transações em suas contas bancárias.

Santander, Nubank e Banco do Brasil, por exemplo, disponibilizam alertas de compras e possíveis fraudes via aplicativo.

No caso do Nubank em especial, além do app, o cliente ainda recebe via e-mail todas as informações sobre a sua última compra. E, caso a compra realizada fuja dos padrões de compra reconhecidos pelo banco, a instituição possui um sistema que bloqueia automaticamente o cartão.

Para desbloquear, o usuário precisará entrar em contato com a central de atendimento para realizar a transação, caso tenha sido realizada por ele mesmo.

A Caixa Econômica Federal também oferece serviço de monitoramento e prevenção de fraudes. Mas, ao contrário de outras instituições, para os clientes Caixa aderirem ao serviço é preciso fazer o pedido através do internet banking ou em um terminal de atendimento.

A Caixa também envia mensagens para os celulares cadastrados em casos de transferências, pagamentos, saques e agendamentos. Na hora da adesão, o cliente escolhe qual valor deseja ser notificado caso alguma transação seja feita.